URGENTE: Cunha vai se salvar, já alegam falta de quórum.




 

Site cria consulta para confirmar presença de parlamentares na sessão que julgará processo contra ex-deputado
Jornal GGN – O portal Congresso em Foco lançou na última semana uma consulta com todos os 513 deputados da Câmara para confirmar a presença na sessão que irá julgar a cassação do ex-presidente da casa, Eduardo Cunha, marcada para acontecer na próxima segunda-feira (12), às 12h.




Em 14 de junho o Conselho de Ética recomendou, por 11 votos a 9, a perda do mandato do parlamentar, pela acusação de quebra de decoro parlamentar por ter negado possuir contas no exterior, em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Sua afirmação, porém, foi negada pelo próprio Ministério Público da Suíça que enviou ao Brasil a comprovação de contas registradas em nome de familiares e empresas de Cunha.




A documentação motivou parlamentares da Rede e do Psol a levar uma representação no Conselho de Ética da Câmara resultando na abertura do processo contra o ex-deputado. Após 245 de intensas disputas e manobras o Conselho recomendou finalmente pela cassação de Cunha. Agora a decisão irá para o Plenário onde precisará da aprovação de 257 dos 513 parlamentares para Cunha ser cassado.
O caso já é considerado o processo mais longo de cassação de mandato da história da Câmara e o ex-deputado ainda pode se livrar se não houver quórum suficiente na sessão do dia 12. Do total de deputados entrevistados até o momento, 138 confirmaram contra 373 que ainda não se posicionaram se vão ou não comparecer na sessão. Apenas um parlmanetar já admitiu que não comparecerá.
Veja abaixo a lista de participação por partido.
Veja abaixo quais os deputados que confirmaram presença na sessão que julgará Cunha, no dia 12 de setembro

Arquivo





,