Sem lei de abuso de autoridade, desembargador gasta dinheiro público nos EUA e ganha ainda 15 mil de indenização




Luiz Zveiter alegou gastos extras de R$ 6 mil por uma noite a mais nos EUA. A juíza ainda lhe garantiu R$ 15 mil como indenização por danos morais, em uma decisão dada em menos de dois meses. No registro do andamento do processo a demonstração da rapidez com que o caso foi resolvido.

Justiça ligeiríssima no Rio. Será para todos?

por Marcelo Auler

Apesar de toda a crise política, econômica e institucional que atinge o Estado, o Poder Judiciário do Rio de Janeiro dá demonstração de um funcionamento rápido e eficiente.

Pelo menos é o que se depreende do processo nº 0062165-19.2016.8.19.0002, do 3º Juizado Especial Cível de Niterói. Nele, em apenas 56 dias, o autor viu seu pedido de indenização pela empresa aérea American Airlines ser deferido. A empresa foi condenada na primeira instância por ter retardado em 24 horas o retorno do passageiro de Miami (EUA) para o Brasil.

O fato decorreu da troca de aeronave por outra sem a primeira classe que o passageiro adquirira com antecedência. Ao recusar a viagem na classe executiva, ele viu-se obrigado a retardar seu retorno em 24 horas.



O que impressiona não é  a condenação em si, mas a agilidade no tramite do processo. A inicial foi protocolada no dia 6 de setembro. A audiência de Conciliação realizada no dia 17 de outubro, sem que houvesse acordo. Já naquele momento ficou caracterizada a disposição da juíza Ana Paula Cabo Chini em mostrar celeridade na resolução do caso. Como consta da Ata, ela anunciou a leitura da sentença em 12 dias, ou seja, às 17hs do dia 29 de outubro. Não conseguiu é verdade, porque se tratava de um sábado. Dois dias depois, na segunda feira, dia 31/10, a decisão condenando a empresa aérea foi anunciada.

Continue a ler clicando aqui.





,

Leia também

Um congresso com deputados vendidos a empresários corruptos tem moral para votar Reforma Trabalhista e Previdenciária?

A senadora Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, disse nesta terça-feira (27), durante audiência pública …