Novos caças de combate F-35 dos EUA estão ficando sem radar por causa da China
11/02/2026
Os novos aviões de combate norte-americanos F-35, fabricados pela Lockhead Martin, de junho de 2025 para cá, estão sem radares, por conta da restrição de venda de terras raras por parte da China.
Diversos veículos de comunicação dos EUA revelaram que alguns caças F-35 entregues pela Lockheed Martin às Forças Armadas americanas a partir de junho de 2025 não possuem radar instalado no nariz. O motivo por conta disso estar acontecendo é devido ao atraso no fornecimento de componentes.
E por que os aviões estão vindo sem radares e por que está havendo atraso de componentes? Sim, porque a exportação de materiais de terras raras usados na fabricação de radares foi proibida pela China.
Alega-se que um caça sem radar ainda pode funcionar e voar como uma aeronave totalmente operacional. Para que isso seja possível, ele precisa ser usado em conjunto com outras aeronaves totalmente equipadas e capazes de transmitir dados.
O F-35 enfrenta uma vulnerabilidade significativa na cadeia de suprimentos de terras raras, decorrente principalmente de sua dependência de ímãs permanentes de alta resistência produzidos na China para seus radares, motores elétricos e sistemas de guerra eletrônica. Com mais de 408 kg de terras raras utilizados em cada jato — particularmente no AN/APG-81.
A China está dando o bote nos EUA sem precisar de guerra, com várias medidas como despejar títulos da dívida americanos no mercado internacional, restringindo exportação de terras raras.
É um choque de realidade desconfortável. Um programa bilionário dos EUA, dependente de materiais que não consegue obter de forma confiável, acaba improvisando com recursos inúteis para manter a produção em andamento.
Um caça F-35 consome mais de 400 kg de minerais raros, enquanto um destróier da classe Arleigh Burke utiliza 2.600 kg e um submarino da classe Virginia consome 4.600 kg.
Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!
Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.