Procurador do AM denuncia: Governo Bolsonaro foi alertado sobre falta de oxigênio
15/01/2021
O governo Bolsonaro foi alertado sobre a falta de oxigênio no estado do Amazonas, quatro dias antes da falta de nos hospitais de Manaus, nessa quinta-feira (14). Igor da Silva Spindola, procurador da República do estado do Amazonas afirmou que mesmo com o alerta o governo nada fez .
Procurador da República do Amazonas, denuncia que o governo Bolsonaro foi alertado quatro dias antes do aviso da falta de oxigênio em Manaus. Contudo apenas houve uma reunião emergencial para tratar do assunto a partir de ontem (14) com as cenas que viralizaram pelas redes sociais.
O Procurador ainda critica a falta de coordenação do governo federal e dos militares no Ministério, que parecem desconhecer o funcionamento do SUS.
“Acordei hoje com uma ligação por volta de 7h do diretor do Hospital Universitário dizendo que só tinha duas horas de oxigênio. Por volta de 12h, a gente já tinha notícia dos óbitos por asfixia. Foi emocionalmente impactante”.
LEIA TAMBÉM:
Colapsada, Manaus tenta importar oxigênio da Venezuela
VÍDEO – Em desespero, mulher pede oxigênio para Manaus e fala de mortes
Ministério da Saúde lança aplicativo para estimular uso da cloroquina
De acordo com o Procurador durante o pico da pandemia em 2020, a demanda por oxigênio nos hospitais era de 20 mil metros cúbico, porém agora em janeiro de 2021 a média diária saltou para 70 mil metros cúbicos.
Além disso a empresa White Martins, anunciou ontem (14) que poderá importar oxigênio da Venezuela. O presidente Venezuelano Nicolás Maduro liberou a importação e anunciou ajuda à Manaus de oxigênio.
Por instrucciones del Presidente @NicolasMaduro conversamos con el gobernador del Estado Amazonas, Brasil 🇧🇷, @wilsonlimaAM para poner inmediatamente a su disposición el oxígeno necesario para atender la contingencia sanitaria en#Manaus. ¡Solidaridad latinoamericana ante todo!
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 14, 2021
Com informações da Revista Época
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram
Apoie nosso site e nossa luta, doe qualquer valor pelo Paypal:
Siga nossas redes: Facebook | Twitter | Instagram |Youtube | Canal de Telegram