em Vídeo

VÍDEO: Manifestantes incendeiam estátua de Borba Gato, famoso por caçar índios

24/07/2021

Em São Paulo capital, nesse sábado (24), manifestantes incendiaram a estátua de Borba Gato, na região de Santo Amaro. O grupo que se responsabilizou pelo ato é chamado de “Revolução Periférica”.

Manifestantes de um grupo intitulado como ”Revolução Periférica”, atearam fogo na estátua de Borba Gato, que fez fortuna no século XVIII, ao caçar e escravizar indígenas. A estátua ficava localizada na região de Santo Amaro, na capital paulista.

Segundo informou o jornal Folha de S.Paulo, um grupo chamado Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio. Em vídeo, membros aparecem subindo no monumento com pneus, aos quais atearam fogo depois.

   

Borba Gato fez fortuna, na segunda metade do século 18, ao caçar indígenas pelos sertões do País para escravizá-los. 

A estátua é o alvo de ações que defendem a derrubada de monumentos que exaltam personagens da escravização de povos afrodescendentes e indígenas.

De acordo com a fotojornalista Thais Haliski, que estava no local no momento do início das chamas, “duas faixas da avenida Santo Amaro foram interditadas, há um veículo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e diversas viaturas da polícia. Até onde eu vi, ninguém foi preso”, informou, às 13h55 deste sábado, a fotojornalista.

Ainda de acordo com Haliski, os bombeiros chegaram ao local por volta das 14h e deram início ao combate às chamas. “O fogo foi controlado em poucos minutos, mas a estátua ficou chamuscada e com algumas rachaduras na perna”, disse.

Com informações do Brasil de Fato.

Veja vídeo:

   

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

LEIA TAMBÉM:

VÍDEOS e FOTOS: Ruas começam a lotar contra Bolsonaro nesse sábado 24/07

 
 

Crise na Igreja Universal: 3000 pastores e bispos deixam Igreja

SIGA NOSSO TWITTER:
     
Instagram siga Falandoverdades no Instagram

Os comentários estão desativados.