Inflação de outubro é a maior em 20 anos com Bolsonaro
11/11/2021
Com o governo Bolsonaro, a inflação dispara e chega ao seu maior ritmo em décadas, gasolina, comida e outros itens de necessidade, dispararam nesse governo. Veja os números:
O índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), disparou em outubro com o governo Bolsonaro, o aumento foi de 1,25% em outubro, o maior índice em 20 anos. O resultado, puxado pela alta de combustíveis, veio bem acima das expectativas de analistas, que esperavam 1,06%.
Enquanto isso, o brasileiro tem que aguentar os preços astronômicos da gasolina, do gás de cozinha e dos alimentos, que tiveram alta recorde com o governo Bolsonaro.
Com isso, o índice acumula alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses, superando muito a meta do Banco Central para 2021, o que pressiona a instituição para aprofundar o ritmo de aperto da elevação da taxa básica de juros, a Selic.
A gasolina teve nesses últimos 12 meses uma alta de 42,72%, de acordo com o IPCA.
Entre em nosso canal de Telegram, clique nesse link
Entre em nosso grupo de Whatsapp, clique nesse link
Fazendo com isso, que a inflação se espalhe em cadeia, por vários outros ramos da economia, afetando toda uma cadeia produtiva e toda uma gama de produtos.
“A alta da gasolina está relacionada aos reajustes sucessivos que têm sido aplicados no preço do combustível, nas refinarias, pela Petrobras”, afirma o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.
Houve aumento também nos preços do óleo diesel (5,77%), do etanol (3,54%) e do gás veicular (0,84%)” no mês de outubro. Em 12 meses, o diesel sobe 41,34%.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
Chefe da PF, indicado por Bolsonaro, comprou comprou ap de luxo em Miami. Veja fotos:
Pesquisa Genial Quaest: Lula tem 48% dos votos (56% dos válidos) e vence no 1º turno