em Internacional

Lula quer unidade latino-americana contra interferência dos EUA

11/12/2021

O ex-presidente Lula, se posicionou claramente, durante discurso e pronunciamento em Buenos Aires/Argentina, em que deixou claro que é necessário, uma união latino americana para barrar a dominação política/ golpes norte americanos na região.

Em um momento delicado, do ponto de vista internacional, em que os EUA lançam uma nova guerra fria contra a China, eis que o ex-presidente Lula se posiciona geopoliticamente.

Durante evento pela comemoração da redemocratização da Argentina, nessa sexta-feira (10), com sindicatos argentinos, ao lado de Cristina Kirschner, Pepe Mujica e Alberto Fernandéz, presidente argentino, Lula defendeu a unidade latino-americana, contra a dominação política dos EUA, na região.

O petista lembrou das relações do Brasil com os outros países da América Latina durante o período de governos progressistas. “Conseguimos construir o mais importante momento das relações políticas entre Brasil e Argentina. Fortalecemos o Mercosul, construímos a Unasul, a Celac. Brasil e Argentina estavam juntos no G20. Celac era a única instituição multilateral que Cuba participava, e não participava nem Estados Unidos, nem o Canadá”, afirmou.

Sob os governos progressistas, “construímos unidade na América do Sul”. “Foi um momento muito rico para o exercício da democracia e um momento importante da retomada das políticas de inclusão social”, destacou o ex-presidente.

Lula, por fim, defendeu alianças entre os países latino-americanos, para evitar sabotagens, desestabilizações e golpes dos EUA, na região.

”Aqui na América Latina os países só queriam negociar com os EUA. Mania de pobre”, disse, destacando a importância do Mercosul. “Todo país pobre acha que ficar sorrindo para Estados Unidos e Europa vai ajudar. Ninguém vai ajudar ninguém. Quem vai ajudar a gente somos nós, tendo orgulho de defender nossa soberania e nosso povo, produzir e gerar emprego”, afirmou.

O ex-presidente Lula, junto á ex-presidente Dilma, já haviam defendido também a unidade contra a extrema-direita no Brasil, dito isso, se faz importante também importante, um combate político-ideológico e cultural contra a extrema-direita.

   

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

LEIA TAMBÉM:

O Tripléx do Guarujá será sorteado na internet, saiba como participar:

VÍDEO: Lula discursa para milhares em Buenos Aires, Argentina

Os comentários estão desativados.