em Política

Governo Bolsonaro tira milhões de auxílio de famílias pobres para dar a aliados

23/05/2022

Mais esquemas suspeitos, possível corrupção rolando solta no governo Bolsonaro, em pleno ano eleitoral. O governo Bolsonaro usou dinheiro do Bolsa Família/Auxilio Brasil, para dar a seus aliados para comprar tratores, tratores suspeitos ainda de corrupção e superfaturamento.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o governo Bolsonaro tirou R$ 89,8 milhões que seria usado para reduzir o impacto da Covid-19 nas comunidades pobres e realocou para aliados comprarem tratores.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Ministério da Cidadania no âmbito de uma ação voltada a famílias de extrema pobreza da zona rural.

Em junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) permitiu que sobras da transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil fossem liberadas, mas seu gasto tinha uma condição: “[o dinheiro] deverá ser direcionado exclusivamente ao custeio de despesas com enfrentamento do contexto da calamidade relativa à pandemia de Covid-19 e de seus efeitos sociais e econômicos e que tenham a mesma classificação funcional da dotação cancelada ou substituída”.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Verbas federais compram caminhões de lixo a preço superfaturado

Era Lula a melhor fase da economia brasileira em décadas, mostrou FGV


Foram comprados 247 equipamentos, ainda no apagar das luzes de 2021. A aquisição foi fechada sem nem haver definição da pasta sobre quais seriam os municípios beneficiados, o que denota a ausência de critérios técnicos.

Tudo isso para ganhar apoios de ruralistas em ano eleitoral, visto que Lula lidera todos cenários eleitorais. O dinheiro foi usado por aliados de Bolsonaro, para direcionar a verba e equipamentos para as suas bases eleitorais.


DOE & COLABORE:


       

Os comentários estão desativados.