Governo Lula inclui mais remédios no Farmácia Popular, veja quais:
07/06/2023
O governo Lula turbina e traz de volta o programa Farmácia Popular e inclui mais remédios . Agora usuários do Bolsa Família terão todos medicamentos da lista de graça, além de outros medicamentos que entram nas redes de farmácia mais baratos ou de graça.
A ampliação do programa Farmácia Popular, anunciada pelo governo Lula, nessa quarta-feira (07) em Recife (PE), incluem anticoncepcionais e remédios para tratamento de osteoporose no rol de medicamentos gratuitos.
Lula também anunciou que retomará o credenciamento de novas farmácias, focando em munícipios mais vulneráveis. O orçamento do programa passará a ser de R$ 3 bilhões.
Mulheres terão acesso gratuito a medicamentos para tratar osteoporose e contraceptivos, anteriormente mulheres tinham acesso aos medicamentos com 50% de desconto e agora não pagarão nada.
Lula ainda incluiu os 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família e a população atendida nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) na lista de pessoas que vão ter acesso gratuito a todos os 40 medicamentos fornecidos gratuitamente.
Medicamentos para osteoporose e contraceptivos eram oferecidos pelo programa com 50%de desconto.
Doenças cujos remédios são disponibilizados de forma gratuita:
– diabetes (incluída em 2011);
asma (incluída em 2011);
hipertensão (incluída em 2011);
– osteoporose (incluídos com a retomada do programa);
– anticoncepcionais (incluídos com a retomada do programa agora por Lula);
O programa também fornece descontos de até 90% para pacientes com dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular.
A retomada do programa foi anunciada hoje por Lula, o programa desde o ano de 2016, estava ”estagnado” e com poucas verbas.