A nova mamadeira de fake news bolsonarista: PIB Privado
O governo inventou um jeito de forçar a barra diante do Pibinho de 1,1%, falar em PIB Privado e viu economistas batendo duro nessa mais nova fake news e mamadeira de piroca bolsonarista, distrair e enganar seu público gado cativo para justificar sua incompetência administrativa e econômica. Entrou nos TT’s o tal “Pib privado” que o governo através da SECOM resolveu usar como discurso para justificar seu fracasso econômico.
Diante de um PIB que cresceu apenas 1,1% em 2019, ao contrário das previsões da imprensa pró-mercado financeiro, que afirmava até que o dólar cairia para R$ 3,50 caso Bolsonaro fosse eleito, agora o governo inventou uma nova desculpa, distração ou melhor Fake news para dizer que o país “está melhorando”.
A medida ou melhor terraplanismo teórico econômico foi duramente criticado por economistas, jornalistas e especialistas em economia nas redes sociais.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) divulgou nas redes sociais card dizendo contra todos os fatos, que “o Brasil agora cresce de verdade”, pois o “PIB público” (“ruim pro Brasil” segundo a SECOM) teria caído 2,25%, enquanto o “PIB privado” teria crescido 2,75%.
LEIA TAMBÉM: Mesmo rico, Guedes recebe R$ 8,2 mil com auxílios para comer e morar
Lembrando que o PIB segundo o Wikipedia e segundo os livros acadêmicos é ” O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região”.
Olha, o Ministério da Economia precisa pra ontem se desvincular dessa patacoada de PIB privado e PIB público. Não é possível apenas fingir que nada acontece quando isso é vendido como linha oficial de comunicação do governo a respeito do resultado do crescimento do país!
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) March 6, 2020
O próprio Twitter postou a respeito do tal PIB privado do governo Bolsonaro:'”Segundo dados do próprio governo, a economia do Brasil teve crescimento de 1,1% em 2019, o mais baixo em três anos. Nesta quinta, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que ‘o modelo ‘o Estado deixa de ser o protagonista na economia do país e dá espaço à iniciativa privada’ e disse ter havido crescimento de 2,75% no ‘PIB privado’ do país. O conceito, segundo diversos economistas, não tem fundamentação.”
O PIB privado nada mais é do que a nova tentativa absurda, canalha de tentar justificar seu fracasso econômico e utilizar o discurso para seu gado, aquele bolsonarista bruto, que acredita em tudo que o presidente fala, os 12% da população.
A medida foi duramente criticada por quem entende de economia:
Vou usar o PIB privado celebrado pelo governo na minha aula de contabilidade social na graduação. É o exemplo perfeito de falta de consistência com a identidade básica entre renda, produto e despesa que norteia o sistema de contas nacionais.
— Laura Carvalho (@lauraabcarvalho) March 5, 2020
De onde veio essa história de PIB público e PIB privado? Em que escola foi criada? PIB é um só, independentemente da necessidade de reduzir o tamanho do Estado e a interferência que tem na economia. https://t.co/LqL5WJ5rCM
— Denise C de Toledo (@DeniseCToledo8) March 6, 2020
Economia freestyle de Paulo Guedes
A máquina de mentiras do governo voltou a operar!
Essa história de “PIB privado” é de um grau canalhice à altura das mamadeiras irreais.
Difícil saber onde recorrer dessa loucura, se na CPI das Fake News, a PGR ou a um hospital psiquiátrico!
— Ivan Valente (@IvanValente) March 6, 2020
Terraplanismo aplicado à economia. O PIB privado é a nova mamadeira erótica. https://t.co/8RiJhlyudr
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 6, 2020
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá