Alemanha faz megaoperação para prender golpistas de extrema-direita
07/12/2022
A República Federativa Alemã prendeu vários extremistas golpistas de extrema-direita, no total prendeu 25 pessoas que teriam se inspirado em teorias conspiratórias QAnon, grupo de extrema-direita norte-americano. Isso serve de aviso, para aqui no Brasil.
A Alemanha lançou uma mega-operação contra golpistas de extrema-direita, nessa quarta-feira (07). Foram envolvidos cerca de 3 mil agentes e presos cerca de 25 pessoas.
Segundo a Procuradoria, duas pessoas foram detidas no exterior, sendo uma na Itália e outra na Áustria. Os demais estavam nas regiões alemãs de Baden-Württemberg, Baviera, Berlim, Hesse, Baixa Saxônia, Saxônia e Turíngia.
A Procuradoria Federal informou que todos permaneciam a um grupo chamado Reichsbürger (“Cidadãos do Reich”, em tradução livre) e que estavam “fazendo preparativos concretos para entrar à força no Parlamento alemão, o Bundestag, com um pequeno grupo armado” desde novembro de 2021.
Além disso, eles estavam recrutando mais membros para o grupo, incluindo um militar e reservistas das forças especiais, o Kommando Spezialkräfte (KSK).
ARTIGOS RELACIONADOS:
Esse departamento chegou a ser parcialmente dissolvido em julho de 2020 por conta de inúmeras denúncias e investigações de associação com grupos neonazistas e de extrema direita.
•