Biden defende protestos em Cuba

12/07/2021
Não é surpresa, em menos de um dia de agitação nas ruas de Havana e pelas cidades cubanas, esmagadas pelo embargo econômico norte-americano e castigados pela pandemia , o presidente norte-americano, seguindo a boa “tradição” americana de sabotagens à ilha, apoia os protestos na Ilha.
Um dia após iniciarem os protestos em Cuba, o presidente norte-americano Joe Biden, vem á público defender os protestos e se manifestar sobre.
Com protestos explodindo em vários pontos da América Latina, entre eles na Colômbia (onde a extrema-direita governa), o presidente norte-americano e o stabilishment estadunidense se preocupa com a “situação de Cuba”.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel, acusou o governo norte-americano de estimular os protestos na ilha, além de manter severo embargo econômico à ilha.
No Twitter, Biden disse que está “ao lado do povo cubano e de seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que foi submetido pelo regime autoritário de Cuba”.
“O povo cubano defende com bravura os direitos fundamentais e universais. Esses direitos, incluindo o direito de protesto pacífico e o direito de determinar livremente seu próprio futuro, devem ser respeitados. Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer”, afirmou.
This (very small) protest in Cuba is part of another US-backed astroturfed "color revolution" (read: regime-change) attempt, led by right-wing activists funded by the US government through CIA cutouts.
— Ben Norton (@BenjaminNorton) July 11, 2021
But there's a massive global propaganda campaign amplifying this tiny protest https://t.co/jJ8I4hcMaL
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermudez fez na noite desse domingo um pronunciamento na TV contra o que ele classificou como “contrarrevolucionários” que estariam organizando os protestos.
“Se queres fazer um gesto com Cuba, se queres realmente preocupar-te com o povo, se queres resolver os problemas de Cuba: acabem com o bloqueio e vejamos como jogamos. Por que não o faz? Por que não têm coragem de abrir o bloqueio? Que fundamento legal e moral sustenta que um governo estrangeiro possa aplicar essa política a um país pequeno e em meio a situações tão adversas? Isso não é genocídio?”, disse.
We stand with the Cuban people as they bravely assert their fundamental and universal rights, and as they all call for freedom and relief from the tragic grip of the pandemic and from the decades of repression and economic suffering. https://t.co/KGY3MFfsw0
— President Biden (@POTUS) July 12, 2021
Rússia alerta para ingerência externa em Cuba, protestos alimentados desde o exterior.
“Consideramos inaceitável qualquer ingerência externa nos assuntos internos de um Estado soberano e qualquer ação destrutiva que favoreça a desestabilização da situação na ilha”, afirmou Maria Zajárova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Moscou.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Trump diz que se pesquisa for ”ruim” deve-se dizer que ela é falsa
PF abre inquérito para investigar Bolsonaro no caso Covaxin