Bolsonaro inventa fake news sobre CEASA de BH é desmentido e apaga
Bolsonaro fez jus ao dia da mentira, 1 de abril e postou uma fake news sobre um suposto desabastecimento na CEASA de Belo Horizonte, capital mineira. Ele foi rapidamente desmentido por jornalistas que visitaram o local e comprovaram a fake news presidencial. Bolsonaro após ser desmoralizado apagou o vídeo fake news.
Plinio Teodoro, Revista Fórum. Após ser desmentido por reportagem da rádio CBN, emissora de rádio do sistema Globo, Jair Bolsonaro apagou do Twitter e do Facebook o vídeo em que um apoiador diz estar na Ceasa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, apontando risco de desabastecimento e culpando governadores.
O vídeo foi publicado por Bolsonaro às 7h35 desta quarta-feira (1º). Pouco mais de uma hora depois, o repórter Bruno Bohnenberger, da CBN, foi ao local e constatou que as atividades estão normais e não existe risco de falta de produtos.
A reportagem da CBN foi a CEASA de BH e constatou que não há desabastecimento, ao contrário do vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta manhã, no Twitter e no Facebook, usado para criticar restrições de governadores e prefeitos #NoArNaCBN
— Mílton Jung (@miltonjung) April 1, 2020
Segundo ele, a direção da Ceasa ressaltou ainda que não há risco de desabastecimento na cidade, nem no estado, pelo contrário: há, inclusive, produtos em excesso por causa da baixa procura em meio à pandemia do novo coronavírus. Alguns comerciantes relatam melhora nas vendas.
LEIA TAMBÉM: Cemitérios em SP enterram 30 por dia com suspeitas de coronavírus
Leia a matéria completa na Revista Fórum
Veja o desmentido de jornalista que foi na Feira da CEASA em Belo Horizonte, checando a fake news de Bolsonaro:
Diferentemente do que foi divulgado no vídeo postado por Bolsonaro neste 1º de abril, não há desabastecimento na Ceasa de BH. O repórter Pedro Bohnenberger esteve lá na manhã desta quarta-feira e conversou com os responsáveis do local. Veja!#CBNcontraocoronavírus #NoArNaCBN pic.twitter.com/YefIf0AypI
— Rádio CBN (@CBNoficial) April 1, 2020