Bolsonaro pode ganhar cargo vitalício para evitar prisão
26/07/2022
Jair Bolsonaro (PL) pode ganhar um cargo vitalício que irá lhe salvar da cadeia, o cargo de senador vitalício, assegurando foro privilegiado e imunidade parlamentar, com isso ele se salvaria da cadeia, em caso de derrota eleitoral.
O bolsonarismo está preparando um mecanismo para evitar uma prisão de Jair Bolsonaro em caso de derrota eleitoral em 2022. Existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visando blindar todos os ex-presidentes da República de maneira a evitar que sejam presos após deixarem o cargo.
Segundo reportagem da jornalista Andréia Sadi, do G1, o projeto dormitava no Congresso desde 2021, mas ganhou força pelo temor de que Jair Bolsonaro (PL) e seus familiares possam ser processados e presos em caso de derrota nas eleições.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Golpismo de Bolsonaro é por medo da cadeia
XP/IPESPE: Lula lidera absoluto com 44% dos votos
Uma das ideias avaliadas é criar “uma espécie de cargo de senador vitalício”, o que asseguraria foro privilegiado e imunidade parlamentar aos ex-presidentes quando deixassem o cargo. Segundo líderes do Centrão – bloco parlamentar que dá sustentação ao governo Bolsonaro – a proposta só seria aprovada caso seja firmado um pacto com o Judiciário.
Com isso Bolsonaro escaparia da cadeia e evitaria que seus familiares também sejam presos.
ATENÇÃO: Bolsonaro pode ganhar cargo vitalício para ser blindado e não ser preso depois das eleições. Ideia é criar “uma espécie de cargo de senador vitalício”, assegurando foro privilegiado e imunidade parlamentar para evitar a prisão de Bolsonaro em caso de derrota eleitoral.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) July 26, 2022
Bolsonaro senador vitalício é uma maneira do político mais honesto do mundo seguir escapando da justiça. Parece honesto pra vc?
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 26, 2022