Brasil entrará na OPEP, organização dos maiores produtores de petróleo
02/12/2023
Mais uma conquista do governo Lula, agora o Brasil sob o atual governo irá entrar na OPEP, que reúne os maiores produtores de petróleo e gás do mundo, como a Arábia Saudita. O Brasil se engrandece no cenário internacional, mais e mais.
O Brasil vai ingressar oficialmente na OPEP, o clube que reúne os maiores produtores de petróleo no mundo.
Tudo isso durante o governo Lula e sua diplomacia, que alcança mais uma vitória estratégica para o Brasil, tornando o Brasil novamente um grande ator e player internacional.
Opep que significa Organização dos Países Exportadores de Petróleo, reúne grandes produtores internacionais do petróleo, principalmente do Oriente Médio e tem hoje como membros, 13 grandes exportadores de petróleo, sendo eles Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela (todos membros fundadores), Argélia, Angola, Congo, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial.
O convite para ingresso brasileiro no grupo de nações observadoras da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) aconteceu durante viagem do petista à Arábia Saudita, em 28 e 29 de novembro, Lula aceitou a proposta e diz que entrará na Organização para alertar sobre o uso de combustíveis fósseis.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Lula cria fundo de R$ 20 bilhões para dar poupança á estudantes do Ensino Médio
Lula indicará Flávio Dino para o STF
“Acho importante a gente participar, porque a gente precisa convencer os países que produzem petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis, e se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram para fazer investimento para que os continentes como o africano e a América Latina possam produzir os combustíveis renováveis que eles precisam, sobretudo o hidrogênio verde”.
Lula já lançou iniciativas ambientais práticas importantes no Brasil, como uma fábrica de ônibus 100% elétricos, que é de tecnologia 100% nacional. Inclusive com a cidade de São Paulo, aumentando significativamente sua frota de ônibus elétricos, se renovando em mais de 1,3 mil ônibus movidos a bateria.
São mudanças importantes no desenvolvimento do país e que vão no encontro dos compromissos ambientais internacionais.
O Brasil vai participar não da OPEP, mas da OPEP+. Vamos pautar a importância de superar a política de combustíveis fósseis, para que os países que ganham dinheiro com essa política possam investir na energia do futuro, a energia verde. Essa superação é uma vontade, mas o caminho…
— Lula (@LulaOficial) December 2, 2023