Brasileiros novamente impedidos de sair de Gaza, agora presos em Rafah
10/11/2023
Israel mente novamente afirmando que quem impediu a saída dos brasileiros de Gaza, foi o ”Hamas”, no entanto quem controla a fronteira é Israel e Egito. O mesmo ”Hamas” então deixou que Americanos e outras nacionalidades aliadas de Israel saísse de Gaza, enquanto impede a saída de brasileiros e países críticos a Israel?
O estado sionista de Israel, afirmou nessa sexta-feira (10) que a saída dos brasileiros foi novamente impedida por causa do ”Hamas”. No entanto, o O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Israel controla a lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, fronteira com o Egito.
Internautas e jornalistas no X, mostram que americanos e outras nacionalidades que são aliadas de Israel, foram autorizados a deixar Gaza, o Hamas ”não impediu”, contudo países que estão criticando Israel e sua campanha de genocídio em Gaza, estão tendo dificuldades de retirar seus cidadãos de Gaza.
Cidadãos de países aliados de Israel que já deixaram Gaza:
Um Estado racista é também um Estado mentiroso.
— Samuel Braun 🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦 (@SamuelBraun) November 10, 2023
Israel 🇮🇱 tem a audácia de dizer que é o Hamas que está liberando só EUA 🇺🇸, Reino Unido 🇬🇧, Alemanha 🇩🇪 e demais inimigos deles e financiadores de Israel, mas não deixa países a favor da causa palestina como Brasil saírem de Gaza.… pic.twitter.com/wDPqnd5Fe1
“Israel, sim, tem uma palavra definitiva com relação a quem sai. Há militares de Israel em Gaza, e a abertura é feita do lado de Gaza com autorização e participação direta de Israel”, disse Vieira durante coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília.
Os brasileiros mais uma vez estão presos em Gaza, na fronteira com o Egito.
O chanceler também reiterou sua preocupação com os brasileiros retidos na zona de conflito, lembrando que vários outros países já tiveram seus cidadãos evacuados.
“Meus contatos com os ministros do Exterior de Israel e do Egito são muito claros e objetivos, expusemos desde o início a nossa preocupação com os cidadãos brasileiros e tivemos o compromisso de que seríamos atendidos e que os brasileiros seriam permitidos a sair, tendo em conta de que até o momento vários outros países tiveram parte de seus cidadãos removidos de Gaza. Do Brasil, não saiu nenhum de Gaza, nenhum brasileiro, mas também porque é um grupo menor. Nem por isso deixamos de ter todo o empenho e continuar falando e negociando com os dois lados”, complementou Vieira.
“Em 2023, alguém dizer para mim que algo trabalhoso como isso [a saída de brasileiros de Gaza] foi levado adiante por Jair Bolsonaro… Pelo amor de Deus. Bolsonaro e trabalho na mesma frase não cabem”, comenta @Danielhrs. “Não é o momento para pessoas que querem aparecer, que é… pic.twitter.com/N3uM3ppjaB
— GloboNews (@GloboNews) November 10, 2023
ARTIGOS RLEACIONADOS:
PF contesta o governo de Israel e diz que não se pode antecipar investigações
Bolsonaro se encontra com Embaixador de Israel: Conexões políticas
O caso dos brasileiros presos em Gaza e o encontro de Bolsonaro com o embaixador israelense tem irritado profundamente o governo brasileiro, que poderá repensar as relações com Israel após a retirada dos brasileiros em Gaza.