BRICS se expande com Argentina, Irã, Etiópia, Arábia, Emirados Árabes, Egito
24/08/2023
BRICS aceitam a adesão de mais seis países, o bloco então formado por Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, permitiu a entrada do Irã, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito. O que o Brasil pode ganhar com isso? E como o mundo muda a partir dessa nova reconfiguração geopolítica.
Um novo mundo está nascendo nessa quinta-feira, 24 de agosto de 2023, com a entrada de países como o Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Argentina no BRICS. Sendo três países do BRICS considerados hostis aos Estados Unidos, que são China, Rússia e Irã.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China), Vladimir Putin (Rússia), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fizeram uma declaração conjunta, para anunciar a definição de critérios para a futura entrada de novas nações no bloco. Esses países deverão também adotar em breve uma moeda única e optar pela desdolarização, ou seja, trocas comerciais em moedas locais em vez do dólar, fazendo com que o poder financeiro de pressão norte-americano seja prejudicado.
Essa medida poderá aumentar nossas opções de pagamento e reduzir nossas vulnerabilidades”, afirmou o presidente Lula.
Os governantes fizeram a Declaração de Joanesburgo, capital sul-africana, para anunciar a entrada de seis novos países. O presidente Lula afirmou que o Brics “nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos”.
A Argentina apesar da crise, é a segunda maior economia da América do Sul e um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo, O Irã cercado de sanções pelos americanos, agora pode respirar aliviado e lidera também produção de petróleo e gás, além de produção de alta tecnologia militar.
Se abre un nuevo escenario para la Argentina: nos hemos incorporado a la alianza de los BRICS.
— Alberto Fernández (@alferdez) August 24, 2023
Es un nuevo paso en la consolidación del país fraterno y abierto al mundo que siempre soñamos ser.
Estamos frente a una gran oportunidad para fortalecernos 🇦🇷 pic.twitter.com/dpVvMAuNMK
O presidente da Rússia, Vladimir Putin afirmou que o bloco continuará a expandir sua influência no mundo.
🇷🇺 “We will continue the work we started – we will expand the influence of BRICS in the world.” – Putin pic.twitter.com/ANIQgqCnNC
— Jackson Hinkle 🇺🇸 (@jacksonhinklle) August 24, 2023
🇧🇷 “Na minha opinião, vai prevalecer BRICS”, diz Lula sobre a suposta mudança na nomenclatura do grupo com a inclusão de novos membros.
— Eixo Político (@eixopolitico) August 24, 2023
Segundo o presidente, “já tá registrada a criança”. “A criança virou adulta e não quer mudar de nome”, brincou. pic.twitter.com/VDsz7ekBgN
O Ocidente, no geral, e os Estado Unidos, em particular, sempre lidaram muito bem com ditaduras, pra não dizer que apoiaram e financiaram. Mas, o que vale pra eles, não vale pro Brasil. Não podemos lidar com ditaduras nem no contexto de blocos econômicos.
— Rodrigo Ianhez (@rianhez) August 24, 2023
“Essa é uma das reuniões mais importantes que eu já participei, seja nos dois mandatos anteriores, seja nesse mandato. Uma reunião importante porque quando a gente vê um filho nascer, a gente acompanha o crescimento dele e vê o tamanho que ele fica comparado a outras crianças. Quando nós começamos a discutir essa questão de BRICS, a gente percebe que em 1995 os países do G7 detinham 44,9% da paridade de compra. Os países do BRICS só tinham naquele momento 16,9%. Em 2010 o G7 já tinha caído para 34,3% do PIB por paridade de compra, e o BRICS tinha subido para 26,6%. Em 2023 o G7 tem 29,9% e o BRICS 32,1%. E mais importante: com a entrada dos novos países, o PIB de paridade de compra do G7 passa praticamente para quase 37%. A vinda da Argentina, da Arábia Saudita, do Egito, dos Emirados Árabes, da Etiópia e do Irã é muito importante, porque eu não sei se vocês se lembram, nós éramos chamados de terceiro mundo. Depois começaram a chamar a gente de países em vias de desenvolvimento. E agora nós somos o Sul Global. Veja a mudança de nome, pomposo que é. O que é importante é que o mundo está mudando. Não é só a xenofobia que está mudando, o extremismo de direita. A economia também começa a mudar, a geopolítica começa a mudar, porque as coisas vão acontecendo e a gente vai ganhando a consciência de que temos que nos organizar”, declarou o presidente Lula.
O presidente Lula anunciou os novos membros:
🇧🇷 Brasil recebe com “grande satisfação” a entrada de novos membros no BRICS, diz Lula.
— Eixo Político (@eixopolitico) August 24, 2023
“Que os BRICS continuem sendo força motriz de uma ordem mundial mais justa e ator indispensável na promoção da paz, do multilateralismo e da defesa do direito internacional”, afirmou. https://t.co/T7kFNkHS5N pic.twitter.com/VgHK5J85vX
#Breakibg
— Rogério D. Anitablian🇧🇷 🇦🇲 ✝️#RecognizeArtsakh (@anitablian) August 24, 2023
– Presidente sul-africano: "Chegamos a um acordo para convidar Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos a se tornarem membros plenos do BRICS. A adesão entrará em vigor a partir de janeiro de 2024." pic.twitter.com/k0UiQCxhXV
O 🇧🇷 ganha de aliados:
— Samuel Braun 🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦 (@SamuelBraun) August 24, 2023
🇦🇷 – 2ª maior economia da AS, 4,5% 🔼 PIB
🇸🇦 – 2º maior produtor de petróleo
🇪🇬 – 2ª maior mercado interno africano
🇦🇪 – Potência petrolífera
🇪🇹 – maior mercado interno africano
🇮🇷 – Potência nuclear, OPEP
O idealismo etnocêntrico liberal odeia vida real pic.twitter.com/5c9B7sDC9r