em Pesquisas

Com apoio de Lula, Kalil (PSD) dispara e passaria liderar em MG

06/06/2022

Pesquisas mostram o candidato Alexandre Kalil (PSD) sem ser apresentado como o candidato de Lula (PT) e outra o colocando como o “candidato de Lula” no estado e o cenário muda completamente. Em uma Romeu Zema (NOVO) venceria no 1º turno, já quando Kalil cola com Lula, a vitória seria de Kalil.

Os dados da pesquisa Datatempo, do jornal O Tempo de Minas Gerais, mostram um cenário bastante interessante, que pode influenciar as eleições a nível nacional.

Quando o nome do candidato, Alexandre Kalil (PSD) vem sem no nome e apoio de Lula(PT), ele fica com 22,1% e dá ao bolsonarista Romeu Zema (NOVO), a vitória no primeiro turno, que teria 45,7%.

Já quando Kalil vem como o candidato e apoio de Lula, o cenário se inverte e Kalil passa a ter 40,4%.

“O que se vislumbra é que as definições acerca dos apoios políticos podem impactar os resultados das eleições, em especial para Kalil, já que se verifica uma possibilidade de crescimento para o candidato quando se associa ao nome de Lula, e ele tem grandes chances de conquistar votos em regiões do Estado em que antes era de Zema”, explica Audrey Dias, doutora em ciência política e coordenadora da pesquisa ao jornal O TEMPO.

Uma tendência que provavelmente se repita em cenários que Lula (PT) lidere as eleições.

Ou seja, Lula poderá ser peça central também para governadores nos estados, para virar o jogo.

A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados de 27 de maio a 1º de junho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00448/2022 e no TRE por MG-05705/2022.

       

DOE & COLABORE:

Os comentários estão desativados.