Cristiano Zanin deve ser o próximo Ministro do STF
31/03/2023
O meio jurídico dá como certa a indicação do ex-advogado de Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin, no lugar provavelmente de Ricardo Lewandowski, que anunciou aposentadoria.
O mundo jurídico avalia que Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Lula na Lava Jato, deverá ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga de Ricardo Lewandowski. Zanin foi crucial para provar a perseguição e parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, que aceitou cargo/boquinha no governo Bolsonaro, pela prisão de Lula.
As informações são da Revista Fórum, que ouviu juristas progressistas.
O atual presidente reconheceu a preferência por Zanin em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo no início de março.
“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”, disse o presidente. “A pessoa tem que ter caráter. Eu vou levar em conta o caráter. Não só isso. Mas vou levar em conta. Eu consulto muita gente. Consulto advogados, consulto muita gente de outros Estados para saber.”
Zanin foi um jurista que enfrentou e demonstrou o uso de Lawfare (uso do Judiciário para perseguição de adversários políticos) por parte do ex-juiz Sérgio Moro e da força tarefa da Lava Jato do Paraná, inclusive, uma das provas são as mensagens da Vaza Jato, além de membros da força-tarefa terem confidenciado que Bolsonaro era o candidato da Operação e terem aceito também cargos no governo Bolsonaro.
Veja mais informações na Revista Fórum