Desemprego cai com Lula e fica na menor taxa desde 2015
31/05/2023
Os novos números da economia que mostram as mudanças de rumo na economia e de governo. A nova taxa de desemprego caiu, para a menor taxa desde 2015. Estabilidade é atípica para o período.
De acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego caiu em abril, para 8,5%.
Essa é a menor taxa desde 2015.
No período de fevereiro a abril de 2022, o desemprego ficou em torno de 10,5%, o último ano de governo de Jair Bolsonaro (PL). Diminuição de dois pontos percentuais.
Alessandra Brito, analista da pesquisa, destaca que “essa estabilidade é diferente do que costumamos ver para este período. O padrão sazonal do trimestre móvel fevereiro-março-abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Bolsonaro tinha reuniões secretas com vice da PGR, revelam mensagens
Bom dia pra quem acordou com o menor desemprego no primeiro trimestre desde 2015!!!
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 31, 2023
FAZUELI Brasil! pic.twitter.com/7dDbtz4aag
O governo já começou com uma série de medidas de mudanças na economia, como por exemplo, o fim da PPI da Petrobrás, com sucessivas quedas nos preços dos combustíveis.
Até abril, havia 9,1 milhões de desempregados, ou pessoas que não conseguiram emprego formal ou informal, um ligeiro aumento em relação aos 9 milhões de pessoas registradas em janeiro. Por outro lado, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 19,9% neste número, o que equivale a menos 2,3 milhões de pessoas no grupo de desempregados.