Documentos comprovam: Governo Bolsonaro sabia da falta de oxigênio em Manaus, 10 dias antes
18/01/2021
Documentos da Advocacia Geral da União (AGU) comprovam que o governo Bolsonaro, tomou conhecimento da falta de oxigênio na cidade de Manaus, 10 dias antes do colapso que virou notícia e fato nacional. Com hospitais com pessoas morrendo de covid-19 sufocadas, por falta de oxigênio, o governo soube e nada fez.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia Geral da União (AGU) enviou ofício mostrando que o governo Bolsonaro tinha conhecimento que a cidade de Manaus, entraria em colapso por falta de oxigênio.
Porém advinhem o que aconteceu? O governo tomou conhecimento e nada fez a respeito.
De acordo com o documento, em reuniões realizadas entre o dia 3 e 4 de janeiro foi constatado que : “possibilidade iminente de colapso do sistema de saúde, em dez dias, o que pode provocar aumento da pressão sobre o sistema, entre o período de 11 a 15 de janeiro”, diz o documento.
LEIA TAMBÉM:
Pazuello mente e diz que nunca recomendou “tratamento precoce” com cloroquina
VÍDEO: Caminhões com oxigênio da Venezuela para Manaus entram no Brasil
O texto afirma também que “o Ministério da Saúde não havia sido informado da crítica situação do esvaziamento de estoque de oxigênio em Manaus, ciência que apenas se operou em 8 de janeiro, por meio de e-mail enviado pela empresa fabricante do produto”.
No assunto da mensagem, enviada pela White Martins, estava “o aumento do consumo dos gases medicinais durante a pandemia da Covid 19, sugestão de plano de contingência”, reporta o G1.
Poucos dias antes do colapso em Manaus, o governo Bolsonaro resolveu aumentar os impostos sobre a importação de cilindros de oxigênio.
O governo esteve dias antes do colapso, em Manaus, para lançar um aplicativo do Ministério da Saúde que receitava…. cloroquina e azitromicina contra o coronavírus, dois medicamentos sem comprovação de eficácia contra a doença.
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram
Apoie nosso site e nossa luta, doe qualquer valor pelo Paypal:
Siga nossas redes: Facebook | Twitter | Instagram |Youtube | Canal de Telegram