Eleitores da periferia abandonam Bolsonaro e migram para Lula
22/12/2021
Vai se consolidando cada vez mais a liderança do ex-presidente Lula, de acordo com dados da pesquisa IPEC, eleitores da periferia que deram votos em Jair Bolsonaro em 2018, devem migrar em sua maioria para o ex-presidente Lula, o que vai complicar ainda mais a reeleição de Bolsonaro.
O cenário eleitoral de 2022, vai se cristalizando, com a liderança do ex-presidente Lula em várias frentes. Eleitores da periferia, estão migrando de Bolsonaro para Lula.
O jornalista Bernardo Mello Franco, mostrou com base em dados da pesquisa IPEC, que os eleitores de menor renda estão preferindo Lula, inclusive, aqueles que teriam votado em Bolsonaro em 2018.
Entre aqueles que moram em municípios nas periferias de grandes centros urbanos, o cenário é o mesmo. “Entre os que declararam ter votado em Bolsonaro em 2018, segundo o Ipec, 45% apontam intenção de repetir o voto. Já os outros 55% indicam outras opções, inclusive a hipótese de votar branco ou nulo”, afirma Bernardo no jornal O Globo.
A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro e indica que 22% dos eleitores de Bolsonaro trocariam o ex-capitão por Lula.
Entre os mais pobres, esse percentual sobe para 32%. Já entre moradores da periferia, incluindo habitantes de cidades da Baixada Fluminense e da Grande São Paulo, o número é ainda maior: 37%.
“Em 2018, o PT perdeu votação expressiva nas periferias de grandes cidades, em um contexto de problemas econômicos do governo Dilma, casos de corrupção e alta do antipetismo. Depois de três anos de governo Bolsonaro, parece haver uma avaliação de que a situação atual é pior, especialmente em termos de renda e desemprego”, observou o cientista político Oswaldo Amaral, diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), da Unicamp.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
PV anuncia apoio a candidatura de Lula, vai se formando coalizão anti-Bolsonaro
Criança de 8 anos morre de Covid-19, mãe clama por vacina para crianças