em Denúncias

Explosão de mortes por doenças respiratórias em Minas: Aumento de 800%

Em Minas Gerais está acontecendo algo atípico, uma explosão e aumento abrupto de mortes por doenças respiratórias no meio da pandemia do coronavírus. Um aumento de 800% nas mortes por doenças respiratórias.



Do G1

Minas Gerais registrou um aumento de mais de 800% no número de mortes por doenças respiratórias. Os dados são baseados em registros de certidões de óbito lançados pelos cartórios no estado.




De 1º de janeiro a 3 de abril de 2019, foram registradas 24 mortes por insuficiência respiratória em Minas. No mesmo período deste ano, já são 175.

Relacionado: Cemitérios em SP enterram 30 por dia com suspeitas de coronavírus

O número de mortes por pneumonia, entre o início de 2019 a 3 de abril, também foi 24. Em 2020, até agora são 272 mortes. Os dados estão no Portal de Transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais.


O aumento atípico de mortes por doenças respiratórias em Minas Gerais diante da pandemia de coronavírus, médicos denunciam a subnotificação de casos de coronavírus no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde diz que não considera esse crescimento normal. E que está investigando os casos e analisando os dados. A pasta ressaltou que esse aumento nas mortes por doenças respiratórias não pode ser simplesmente associado à pandemia do novo coronavírus.

(…)

P.S: Médicos dizem que há uma enorme subnotificação de casos de coronavírus em Minas Gerais e denunciam também escassez de equipamentos para trabalhar contra o vírus.

O portal BHAZ, conversou com médicos e enfermeiros de Minas Gerais que falam a respeito da subnotificação da pandemia, que nos dados oficiais pode diminuir o número de casos, no entanto pode favorecer a proliferação do vírus.

O Ministro da Saúde, prevê colapso no sistema de saúde, nesse mês de abril, devido ao coronavírus.

Leia também: Brasileiro com coronavírus faz apelo: Fiquem em casa, não é uma gripezinha


Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

 

Os comentários estão desativados.