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Governo Lula anuncia 10 bilhões em investimentos no metrô e trem de SP

26/09/2023

O BNDES sob o governo Lula aprovou mais de R$ 10 bilhões para investimentos no metrô de SP, o que deve mudar a realidade do atual metrô paulistano, tudo isso faz parte do PAC. Além disso, deve haver investimentos de trem de SP a Campinas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC, que totalizam R$ 10 bilhões, para o Estado de São Paulo. A assinatura do contrato com o governo do estado será feita na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto de trem intercidades (São Paulo-Campinas). Ainda de acordo com o BNDES, outros R$ 3,6 bilhões irão custear a aquisição de 44 novos trens para a expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo.

“As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

O projeto consiste em uma PPP para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, contando com: serviço expresso entre as duas cidades, com 101 quilômetros de extensão; serviço parador entre Francisco Morato e Jundiaí, com 44 km de extensão e atravessando oito municípios (TIM – Trem Intermetropolitano); e serviço parador metropolitano (Linha 7-Rubi), ligando São Paulo a Francisco Morato, hoje operado pela CPTM, com 57 km.

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Os dois projetos que preveem a ampliação do metrô paulistano e a construção do trem intercidades, SP-CAMPINAS em cerca de 60 minutos.

Depois, serão cerca de oito anos de obras, e as primeiras viagens devem partir em 2029. O trem expresso estreará em 2031. O trem poderá chegar a 160 km/h e percorrer o trecho todo em cerca de uma hora.

A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará oito novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão da Linha 2 gera uma necessidade operacional de 44 novos trens.

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