Israel não permite saída de brasileiros em Gaza
14/10/2023
O estado israelense recuou e não permitiu a evacuação de brasileiros que estavam em Gaza. A decisão foi tomada nesse sábado (14), a concordância de Israel é fundamental para retirada dos brasileiros que estão em zona de guerra.
O improvável aconteceu nesse sábado (14), o governo israelense não permitiu a evacuação dos brasileiros que estão em Gaza, além de outros estrangeiros. O aval de Israel é fundamental para o sucesso da operação. O grupo é composto por 19 brasileiros, incluindo 11 crianças, cinco mulheres e três homens.
Além do cerco total, cortando energia, alimentos, internet na Faixa de Gaza, o governo israelense agora dificulta a saída de brasileiros do olho do furacão da guerra.
Na sexta-feira (13), o governo israelense havia indicado às autoridades brasileiras que permitiria que os brasileiros cruzassem até a fronteira de Gaza com o Egito, onde estariam protegidos dos bombardeios.
A tensão diplomático aumentou com esse episódio.
"É uma nação inteira lá fora que é responsável. Não é verdade essa retórica de que civis não sabiam, não se envolveram. Absolutamente não é verdade. Eles poderiam ter se levantado, poderiam ter lutado contra aquele regime maligno, que assumiu o controle da Gaza." – Isaac Herzog,… pic.twitter.com/fBigwaqKy9
— Intercept Brasil (@TheInterceptBr) October 13, 2023
O Egito concordou com o governo brasileiro em poder deixar passar os brasileiros evacuados da zona de guerra, agora com a negativa do estado de Israel, tudo fica mais difícil para esses brasileiros.
Neste sábado, o grupo de brasileiros refugiado pelo Itamaraty em uma escola católica da cidade de Gaza conseguiu deixar o local e chegou a uma região fora da zona de evacuação determinada por Israel.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Human Rights Watch diz que Israel usou fósforo branco em Gaza
Bombardeios israelenses atingiram a cidade de Khan Yunis, por onde passariam em sua tentativa de cruzar a fronteira para o Egito, atrapalharam o percurso.