em Pesquisas

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro na nova pesquisa XP

17/08/2021

De acordo com dados da nova pesquisa XP Ipespe, Lula estaria próximo de uma vitória já no primeiro turno. O ex-presidente amplia ainda mais sua vantagem sobre Bolsonaro no primeiro e segundo turno.

As novas pesquisas eleitorais e sondagens são péssima notícia para Bolsonaro, isso porque todas captam duas coisas: O aumento da sua rejeição e o crescimento de Lula.

Além disso, nas pesquisas, Bolsonaro perde para todos adversários e sua rejeição está altíssima, cerca de 61% dos brasileiros não votariam nele de jeito nenhum.

No levantamento atual são 54% os que dizem considerar o governo ruim ou péssimo contra 52% no mês passado. O crescimento na rejeição é constante desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima. 

Na outra ponta, os que veem o governo como bom ou ótimo somam 23%, 2 pontos a menos que na pesquisa de julho. Os dois números são os piores para o governo desde o início da série.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro

A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 24%, 2 pontos a menos que na última sondagem. 

LEIA TAMBÉM:


VÍDEO: Ministro de Bolsonaro, General Heleno ameaça golpe militar

Valor da cesta básica dispara com Bolsonaro e quase empata com salário mínimo

Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente repete a tendência de alta – ele tinha 25% em março, quando seu nome voltou a ser testado. Atrás dele e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%). O petista também lidera cenário alternativo, em que João Doria (5%) é testado no lugar de Leite e em que são incluídos Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%) e é excluído Sérgio Moro. 

Nesse cenário, Lula tem 37% e Bolsonaro, 28%. Lula também continua registrando crescimento no levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado: ele passou de 25% para 28%, enquanto Bolsonaro segue estável com 22%. 

Com informações da XP/Ipespe

       

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

Os comentários estão desativados.