Lula diz que nem Putin e nem Zelensky querem a paz
21/05/2023
Lula falou em coletiva de imprensa, sobre a reunião do G7 em Hiroshima no Japão, nesse domingo (21) e afirmou que nem Vladimir Putin da Rússia e nem Zelensky da Ucrânia, parecem querer a paz ou chegar a um acordo.
Logo após o desencontro entre a agenda de Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que fez com que a reunião dos dois não ocorresse, o presidente brasileiro se manifestou em coletiva de imprensa, nesse domingo (21) sobre a guerra Rússia-Ucrânia.
“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu”, disse Lula em entrevista coletiva.
“Ele é maior de idade e sabe o que faz”.
Para Lula, nem Ucrânia e nem Rússia querem a paz.
“Eu ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele certamente ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E eu continuo com a mesma posição que eu estava antes”, continou.
“Eu não estou brigando para ser mediador. Mediador tem que ser alguém que os dois lados concordem. O que eu sinto é que nem o Putin e nem o Zelensky estão falando em paz neste momento. Me parece que os dois acreditam que alguém vai ganhar e não precisa discutir a paz”.
Na realidade a carapuça do governo de KIEV caiu e os mesmos desejam mesmo que o nosso país, o Brasil dê armas ao regime ucraniano, prolongando a guerra.
Presidente Lula conversa com a imprensa sobre a viagem ao Japão https://t.co/xnSDTGe6is
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
A personalidade do chefe de Estado nada tem a ver com os direitos dos Estados por eles presididos. Pode-se, por exemplo, apoiar os direitos da Ucrânia contra a Rússia e, ao mesmo tempo, achar que o Zelensky não passa de um babaca. O traseiro nada tem a ver com as calças
— Christian Lynch (@CECLynch) May 21, 2023
“Não vim ao G7 para discutir a guerra da Ucrânia. Se a ONU quiser, antecipe a Assembleia Geral que ocorre em setembro. Mas é preciso mudar a lógica do Conselho de Segurança: são os próprios membros que vendem armas e incentivam as guerras”@LulaOficial 🔥 pic.twitter.com/OyMbLaB9Gt
— João Gabriel Prates (@jgprates) May 21, 2023