Lula faz revolução verde: Vários ônibus elétricos em SP, com tecnologia nacional
02/12/2023
Com tecnologia 100% nacional, Lula inaugura fábrica de ônibus elétricos no Brasil, faz com que a frota da maior cidade da América Latina (São Paulo), tenha milhares de novos ônibus movidos a bateria e cumpre metas internacionais de combate a emissão de carbono.
O presidente Lula (PT) inaugurou em junho desse ano, uma fábrica nacional de produção de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo, SP.
A fábrica, Eletra, produz ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional e deverá suprir o estado de SP e sua capital, com ônibus com energia limpa, sem emissão de carbono na atmosfera. A empresa está investindo mais de R$ 150 milhões e pretende liderar o mercado nacional, trazendo a inovação dos ônibus elétricos, como nova realidade para os brasileiros.
A fábrica, localizada na Rodovia Anchieta, tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos por mês e um total de 1.800 por ano.
Alguns desses ônibus já se encontram em circulação na capital paulista.
Em setembro já entraram em operação alguns ônibus elétricos.
O Lula foi na ELETRA, Fábrica de Ônibus Elétricos com Tecnologia Brasileira. Mas o @jornalnacional e a mídia não falaram um pio sobre isto. Ouça o que o Lula disse na Eletra: pic.twitter.com/gwyo4bWOmp
— Luiz Müller (@luizmuller) June 3, 2023
De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, a meta é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até 2024.
Lula afirmou que o Brasil pode ganhar com a eletrificação dos ônibus no país, com tecnologias totalmente nacionais.
“É muito importante nossa parceria com a China, mas prefiro que sejam comprados os ônibus nacionais” .
Lula também em junho, defendeu que o governo faça compras de indústrias e empresas nacionais, mesmo que elas saiam mais caro, que empresas de fora, para gerar empregos no Brasil e desenvolvimento dentro do Brasil.
“No início, o ônibus elétrico é mais caro do que o normal, mas no funcionamento dele, custará 73% a menos do que o ônibus a diesel”, argumentou. “Por isso que a gente tem que apostar na empresa brasileira”, acrescentou.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Brasil entrará na OPEP, organização dos maiores produtores de petróleo
Lula cria fundo de R$ 20 bilhões para dar poupança á estudantes do Ensino Médio
A tendência internacional em carros elétricos se consolida no mercado internacional, o Brasil dá um passo certo ao optar por eletrificar sua frota de transporte público, além de produzir ônibus com tecnologia 100% nacional.