Brazilian president-elect Jair Bolsonaro gestures as he delivers a joint press conference with Brazilian President Michel Temer (out of frame) after a meeting in Brasilia on November 7, 2018. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

México cobra Bolsonaro por ofensas a imigrantes

Jornal GGN – As críticas de Jair Bolsonaro contra a situação de imigrantes nos Estados Unidos, incluindo brasileiros e mexicanos, durante a sua viagem ao país incomodou a diplomacia do México, que cobrou da embaixada do Brasil no país vizinho explicações sobre as declarações do mandatário brasileiro.

A informação, divulgada pela coluna de Bela Megale, é que o governo mexicano exigiu esclarecimentos sobre as declarações polêmicas dadas por Bolsonaro em entrevistas concedidas a jornais dos Estados Unidos, de que teria vergonha de brasileiros em situação de ilegalidade no país e também contra imigrantes de modo geral.

LEIA TAMBÉM:

“A grande maioria dos imigrantes em potencial não têm boas intenções, nem quer o melhor, ou fazer bem ao povo americano”, disse o presidente brasileiro, contra seus próprios conterrâneos e países vizinhos, como os mexicanos, que sofrem centenas de deslocamentos em busca de oportunidades laborais nos Estados Unidos.

A fala de Bolsonaro já havia gerado polêmicas nas redes sociais, incluindo de eleitores brasileiros que vivem nos EUA e que votaram no mandatário da extrema-direita [relembre aqui].

“Em resposta ao governo mexicano, o diplomata brasileiro respondeu que a afirmação não tinha relação com os imigrantes do país latino e destacou que o México não foi citado na entrevista”, teria sido a resposta do diplomata brasileiro ao governo mexicano, segundo a colunista.