O real interesse de Trump com as tarifas no Brasil: Terras raras e minerais críticos

25/07/2025
Apareceu o real motivo de Trump estar em ofensiva contra Moraes, STF e em favor de Bolsonaro. Bolsonaro é apenas a ”desculpa” para o real interesse norte-americano, que são na realidade as terras raras e minerais críticos que os EUA tinham dependência da China e que são a base para fabricação de misseis, tecnologias, armas, chips e outros.
A ofensiva e interferência norte-americana contra o Brasil e tentando interferir no julgamento de Bolsonaro tem motivo e ele ficou claro nessa quinta-feira (24). Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, afirmou que os Estados Unidos aceitam negociar com o Brasil com interesse nas terras raras e minérios críticos que o Brasil possui.
Os EUA querem nossas riquezas naturais e minerais, pois eles são extremamente dependentes da China nesse quesito. As terras raras e minerais críticos são fundamentais para setores ligados à transição energética, defesa e produção de semicondutores.
A mensagem foi transmitida após encontro entre encarregado de negócios dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar e representantes do setor de mineração, incluindo empresários, membros do governo e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
O presidente do instituto, Raul Jungmann, relatou ter respondido que negociações nesse sentido deveriam ser conduzidas pelo governo brasileiro, e não por empresários do setor.
O Brasil possui vastas reservas de níquel, grafite, nióbio, terras raras e a presença de lítio, cobre e cobalto, elementos considerados de extrema importância para a economia global e fundamentais para os EUA, esses são insumos fundamentais para setores estratégicos, que vão desde a fabricação de baterias para veículos elétricos até mísseis guiados.
O maior detentor de terras raras no mundo atualmente é a China, que limitou a exportação de terras raras e minerais críticos e o que pode levar a um colapso na indústria americana de defesa e tecnologia , o segundo maior detentor é… o Brasil.
Ou seja, estamos na mira dos EUA definitivamente devido a nossas riquezas minerais e não diretamente por “Liberdade” e ”contra censura”, afinal Trump pouco se importa com isso, pois quer censurar seus críticos nos EUA e até banir o Tik Tok, se ele não for vendido aos EUA.
Embora precise importar uma grande quantidade de matérias-primas, a China lidera o processamento da maioria dos minerais críticos. Os EUA estão tentando diminuir a dependência desse fornecimento no contexto de uma intensa competição comercial. Em abril, Pequim impôs restrições à exportação de sete terras raras e ímãs produzidos a partir desses materiais, forçando empresas globais a reavaliar seus procedimentos, principalmente os EUA.
O INTERESSE COLONIAL EM SALVAR BOLSONARO

Além de tudo, salvar Bolsonaro e derrubar Lula é outro fator para Trump.
Por que?
Porque Trump sabe que Bolsonaro entregaria nossos minerais críticos e terras raras aos EUA, pois age como agente de interesses norte americanos no Brasil e como bom capacho que é.
Os EUA sabem que Bolsonaro faria tudo que Trump pedisse, em troca de salva-lo da cadeia.
Afinal como disse Bolsonaro “Eu sou apaixonado pelo Trump e pelos Estados Unidos”.
SIGA NOSSAS REDES:acredite: estas duas declarações foram dadas neste 15/07
— William De Lucca (@delucca) July 15, 2025
Jair disse ao Poder360 ser APAIXONADO por Trump e que o estadunidense o trata como um irmão.
Trump, em entrevista a jornalistas, disse que NÃO É SEQUER AMIGO de Bolsonaro, que ele é apenas alguém que ele conhece. pic.twitter.com/Ld25j8RzyF