em Pesquisas

Pesquisa Quaest: Bolsonaro cai, Lula sobe e venceria no 1º turno

08/06/2022

De acordo com a nova pesquisa Quaest, patrocinada pelo Banco Genial, o ex-presidente Lula (PT), ampliou ainda mais sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que caiu nas pesquisas e o petista hoje venceria no primeiro turno. Veja os novos números da pesquisa na matéria.

A nova pesquisa Quaest, mostra um cenário que vem se cristalizando cada vez mais, a vitória do ex-presidente Lula, já no primeiro turno. Na nova pesquisa, divulgada nessa quarta-feira (08), Lula tem 52% dos votos válidos e venceria as eleições em um só turno.

Bolsonaro, contudo, teve queda nas intenções de votos. Na pesquisa anterior, o atual mandatário tinha 31% e oscilou para baixo, dois pontos menos, para 29%.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Bolsonaro surta e diz que é ”quase impossível” ele não ganhar no 1º turno

TRE decide que Moro não poderá concorrer a cargo nenhum por SP


Lula ao contrário subiu, ampliando mais ainda a distância sobre Bolsonaro e consolidando sua vitória em um primeiro turno, já que não há uma terceira via capaz de sair da polarização Lula/Bolsonaro.

Pesquisa QUAEST, Lula amplia vantagem e venceria no primeiro turno, Bolsonaro cai em pontos.
Lula amplia vantagem e Bolsonaro cai.

O cenário com a pesquisa estimulada:

Imagem com cenário estimulado de votos em que Lula lidera e vence no primeiro turno.

O cientista político Felipe Nunes, diretor da consultoria Quaest, analisa que essa vitória de Lula em um primeiro turno vai se cristalizando e que a possibilidade da eleição finalizar em um só turno, vai se tornando cada vez mais real.

LULA TEM MENOR REJEIÇÃO

Lula tem menor rejeição que Bolsonaro, em pesquisa Quaest.
Uma eleição que será disputada com rejeições.

De acordo com a análise do cientista político Felipe Nunes, da Quaest, a vantagem de Lula (PT) sobre Bolsonaro, é vista inclusive no índice de rejeição, onde Bolsonaro é muito mais rejeitado que Lula.

De acordo com Nunes em texto no seu twitter, explicando sobre a vantagem de Lula:

Há algumas formas de explicar o favoritismo de Lula. A primeira delas é comparando a rejeição dos candidatos: na disputa entre os menos piores, Lula tem a menor taxa de rejeição entre os candidatos competitivos (40%), Bolsonaro tem a maior (60%).

Imagem com índice de rejeição dos candidatos, Lula tem menor rejeição e Bolsonaro a maior com 60%. Pesquisa Quaest.
A nova pesquisa Quaest e o índice de rejeição.

Quando dividimos a economia em sub-temas, identificamos que a inflação passou a ser o principal fator de preocupação do eleitor brasileiro. Em set/21, só 6% diziam que a inflação era o principal problema do país. Hoje, são 23%.

Para 57% dos brasileiros, está ficando mais difícil pagar as contas nos últimos meses, e 63% dizem que a economia brasileira piorou no último ano. Tudo isso ajuda a explicar por que o governo está tentando de tudo para diminuir a pressão inflacionária criada pelo aumento dos combustíveis.” diz o cientista político.

Ou seja, a economia deverá derrotar Jair Bolsonaro (PL) e dar uma vitória avassaladora a Lula em 2022.

       

DOE & COLABORE:

Os comentários estão desativados.