em Denúncias

Policiais matam homem negro em câmara de gás em Viatura

26/05/2022

O ato de barbárie e assassinato, chamou a atenção da comunidade internacional, método similar usou o nazismo, em seu ato monstruoso de ”solução final”. O vídeo da abordagem mostra que a vítima, um homem negro tinha problemas mentais e foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal, de maneira truculenta e colocado dentro da viatura em uma espécie de câmara de gás, até sua morte.

Um homem negro, de 38 anos, com transtornos mentais e que tinha remédios de esquizofrenia em seu bolso, foi morto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após abordagem policial, em Umbaúba, litoral do Sergipe. A cena de extrema crueldade, colocando o homem dentro da viatura e o trancando com gases dentro, em uma espécie de câmara de gás, chocou o Brasil e o mundo.

De acordo com o  G1, o homem foi identificado como Genivaldo de Jesus Santos e a abordagem foi presenciada pelo sobrinho dele, Wallyson de Jesus, que disse que o tio foi parado quando pilotava uma motocicleta. “Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, contou ao portal.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Folha mostra como sertanejos que criticam Lei Rouanet, ganham com dinheiro público

Show de sertanejo bolsonarista sem licitação, custa milhões de reais a cidade pequena


A cena com resquícios de crueldade, mesmo com pessoas próximas filmando, os policiais trancaram Genivaldo no porta malas da viatura, jogando uma grande quantidade de gazes dentro, impossibilitando que o homem respirasse e o pior mantendo o porta malas fechado.

As imagens foram gravadas, as pessoas insistiram para os policiais pararem com a ação, mesmo assim, continuaram até o homem vir a óbito. O episódio, acontece um dia após o massacre da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, onde uma operação policial matou 26 pessoas.

“O uso de armas menos letais é previsto dentre os princípios do uso escalonado da força e estão previstas e normas internacionais e nacional como meio de não recorrer à força letal. Empregar spray, munição química, bombas, balas de borracha e afins sem seguir protocolos pode ser considerado como forma de tortura e até causar morte. Componentes a gás nunca devem ser usados em ambientes fechados, à curta distância ou em direção à cabeça e membros superiores das pessoas porque podem causar asfixia, segundo o Guia de Uso de Armas Menos Letais na Aplicação da Lei (leia aqui, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU).” mostra reportagem da PONTE.

Veja as imagens que foram filmadas e chocaram o mundo:

Com informações da PONTE e UOL

DOE & COLABORE:


       

Os comentários estão desativados.