Putin reconhece independência de regiões separatistas na Ucrânia
21/02/2022
O presidente russo, Vladmiri Putin, moveu suas peças no tabuleiro de luta geopolítica internacional, reconhecendo as áreas de Lugansk e Donetsk, como república independentes da Ucrânia. Tudo teve início com a ameaça da Ucrânia, de fazer parte da OTAN, levando misseis intercontinentais ás portas da Rússia.
Em pronunciamento ao povo russo, em cadeia nacional de TV, o presidente Vladmir Putin, reconheceu nessa segunda-feira (21) a independência das regiões de Donetsk e Lugansk, como repúblicas independentes.
Antes de assinar o documento com a sinalização e acordos de cooperação com as autodeclaradas Repúblicas de Donetsk e Luhansk, o presidente russo disse que a situação no Leste da Ucrânia é crítica e que o país é parte da história da Rússia.
Putin afirmou que a Ucrânia não conseguiu a sua independência sozinha e sim pelo desmembramento da União Soviética. “É importante entender que a Ucrânia nunca teve uma tradição consistente de ser uma nação de verdade. Começaram a copiar modelos estrangeiros que não faziam parte de sua cultura”, disse o mandatário russo.
Além disso, ele deu um recado contra o governo de extrema-direita ucraniano:
“E daqueles que tomaram e detêm o poder em Kiev, exigimos o fim imediato das hostilidades. Caso contrário, toda a responsabilidade pela possível continuação do derramamento de sangue será inteiramente da consciência do regime que governa o território da Ucrânia”, continuou ele.
O Parlamento russo havia aprovado na semana passada um pedido para que o presidente reconhecesse Donetsk e Luhansk. O movimento pode estimular ainda mais a presença de um exército russo perto da Ucrânia. A Rússia continua a negar que planeja uma invasão.
Além disso, o presidente russo, Vladmir Putin acusa a Ucrânia de estar criando armas nucleares.
“Se a Ucrânia tiver armas de destruição em massa, a situação global mudará drasticamente, não podemos ignorar isso”, disse.
Celebran con fuegos artificiales en el centro de Donetsk tras el reconocimiento de independencia de las repúblicas del Donbass pic.twitter.com/8wKu50wCsg
— RT en Español (@ActualidadRT) February 21, 2022
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa CNT/MDA: Lula 42,2%, Bolsonaro 28%
Submarino nuclear americano detectado e expulso próximo á Rússia, diz Moscou