Rússia se incomoda com Bolsonaristas com bandeira neonazista ucraniana
A bandeira de um grupo radical de extrema-direita ucraniano que é considerado neonazista na Rússia. Grupo paramilitar ucraniano que buscou inspiração nas unidades de guerra que combateram a URSS ao lado da Alemanha nazista. A associação entre grupos bolsonaristas e eles foi comentado na Folha.
As imagens que circulam na TV e nas redes sociais de grupos bolsonaristas com bandeira de grupo de extrema-direita ucraniano, que é considerado neonazista na Rússia, deixaram Moscou em desconforto.
O jornal Folha de São Paulo conversou com integrantes do corpo diplomático da Rússia, sobre fotos de bolsonaristas com bandeiras de grupo de extrema-direita ucraniano, considerado neonazista.
O Símbolo foi visto ao lado da bandeira nacional da Ucrânia em protesto a favor de Bolsonaro nesse domingo (31).
Trata-se do símbolo do Pravyi Sektor (Setor Direito), organização paramilitar criada em 2013 que virou partido político na Ucrânia.
O grupo é banido na Rússia por ser considerado neonazista e terrorista. Isso remonta ao golpe que derrubou o governo pró-Kremlin de Kiev no começo de 2014.
Para quem não sabe, essa é a bandeira dos NEONAZISTAS UCRANIANOS. Do tipo de que comemora como “heróis” os criminosos que massacraram judeus na II Guerra. pic.twitter.com/XqXvMeJWqC
— André Augusto da Fonseca 🇧🇷 (@andreaugfonseca) May 24, 2020
A presença da bandeira neonazista será investigada pela Polícia Militar de São Paulo, segundo informações de O Globo.
O secretário executivo da Polícia Militar (PM) de São Paulo, Coronel Camilo, disse em entrevista à CNN Brasil, que um dos apoiadores de Bolsonaro portando uma “bandeira neonazista” teria causado conflitos nesse domingo com manifestantes anti-Bolsonaro e pró-democracia na Avenida Paulista.
Camilo diz que serão analisadas imagens para tentar identificar se bandeiras neonazistas realmente foram levadas para a manifestação. As imagens são claras e mostram que os bolsonaristas estavam com elas.
– Se forem identificadas pessoas com bandeira neonazistas como foi falado, pessoas atentando contra a democracia, os responsáveis vão responder por isso.
O tema é extremamente sensível para a Rússia, pois o grupo em questão tem como inspiração combatentes ucranianos que lutaram contra a União Soviética e ao lado de Hitler com os nazistas.
A bandeira na manifestação hj em SP é do partido ultranacionalista ucraniano Pravyy Sektor*, com origem no MNU** e seu braço armado UPA***. Eles usam do revisionismo p/ reescrever a história e sua participação DIRETA na perseguição a Judeus, Poloneses e outras minorias na região. pic.twitter.com/igmTov6Dd5
— Judeus pela Democracia – Oficial (@jpdoficial1) May 25, 2020
Ilustrando a polêmica:
O atual Gov da Ucrânia negar as raízes ultranacionalistas do partido Pravyy Sektor é como se a embaixada do Brasil, orientada pelo governo atual, dissesse que não houve ditadura, que o Movimento Ingralista foi de boa e que Ustra não torturou ninguém.
— Judeus pela Democracia – Oficial (@jpdoficial1) May 31, 2020
VÍDEOS RELACIONADOS: