STF abre investigação contra Bolsonaro por fake news sobre as urnas
04/08/2021
O cerco a Bolsonaro vai aumentando, agora o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral e abrirá investigação contra Bolsonaro por fake news sobre as urnas.
O Ministro do STF, Alexandre de Moraes, fecha mais um cerco a Bolsonaro, agora contudo por investigação de fake news sobre as urnas. Atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Barroso acusa Bolsonaro de ter divulgado informações falsas sobre as urnas eletrônicas e tumultuar as eleições.
Na decisão em que atende o pedido do TSE, Moraes cita 11 crimes que, em tese, podem ter sido cometidos por Bolsonaro nos repetidos ataques às urnas e ao sistema eleitoral, entre eles incitar à subversão da ordem política.
Moraes também determinou a transcrição integral do vídeo em que Bolsonaro acusa fraude nas urnas eletrônicas. Além disso, ordenou oitiva dos envolvidos na transmissão do pronunciamento na condição de testemunhas, como o ministro da Justiça, Anderson Torres, o coronel e assessor da Casa Civil Eduardo Gomes, entre outros que deverão ser ouvidos em até 10 dias.
A investigação ocorre no âmbito do inquérito das fake news, que foi aberto em março de 2019, por decisão do então presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, para investigar notícias fraudulentas, ofensas e ameaças a ministros do STF. Moraes é relator do inquérito no Supremo.
Só consegui ler agora a decisão do Ministro Alexandre incluindo Bolsonaro no Inquérito das Fake News.
— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) August 4, 2021
Ainda que possa haver divergência sobre a forma de abertura desse Inquérito, o fato é que as palavras do Ministro foram duríssimas.
E não, não é uma nota de repúdio.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa Genial/Quaest: Lula dá uma surra eleitoral em Bolsonaro