STJ decide: Dallagnol indenizará Lula por danos morais do Power Point
22/03/2022
O Supremo Tribunal de Justiça acaba de condenar Deltan Dallagnol, procurador da extinta Operação Lava Jato, ele terá que indenizar o ex-presidente Lula por causa do Power Point. Para os ministros, Deltan Dallagnol cometeu excesso e a ” espetacularização do episódio”.
Um dia histórico e grande vitória para o ex-presidente Lula, nessa terça-feira (22), o Supremo Tribunal de Justiça, condenou o procurador Deltan Dallagnol a indenizar o ex-presidente Lula, devido ao Power Point .
O caso diz respeito às acusações infundadas feitas por Dallagnol diante da imprensa em 2016 por meio de um PowerPoint, que colocava o ex-presidente como chefe de um suposta organização criminosa, fato que não se comprovou ao longo dos últimos seis anos.
Algo simbólico, pois a partir daquele Power Point, a ofensiva da Lava Jato contra Lula só aumentou, até culminar em sua prisão em 2018, para impedi-lo de concorrer e vencer as eleições de 2018.
O relator da ação, ministro Luís Felipe Salomão, votou pelo fixação da indenização argumentando que o procurador Deltan Dallagnol usou expressões desabonadoras da honra e imagem e “a meu ver não técnicas, como aquelas apresentadas na própria denúncia”.
Por 4 a 1, STJ decide que Deltan Dallagnol tem de indenizar Lula pela vergonhosa entrevista do PowerPoint. Quase toda a imprensa, à época, se calou sobre o abuso, q apontei de cara. Entrevista nada tinha a ver c/ a denúncia. Logo mais, falamos a respeito em O É da Coisa.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) March 22, 2022
Lula pediu R$ 1 milhão de indenização.
Para o ministro, Dallagnol “se valeu de power point, que se compunha de diversos círculos, identificados por palavras. As palavras, conforme se observa, se afastavam da nomenclatura típica do direito penal e processual penal”.
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
Lula vai explicar na propaganda eleitoral a alta dos combustíveis e gás