em Política

The Guardian chama Brasil de ‘Banana Republic’ após desfile militar golpista de Bolsonaro

10/08/2021

O maior jornal inglês, The Guardian, em reportagem cheia de críticas, chama o Brasil de “República das bananas” logo após o desfile militar com tanques militares (calhambeques velhos) e qualificou o desfile militar de “tentativa desastrada de um presidente sitiado de projetar força

O influente e prestigiado jornal britâncio The Guardian, classificou a passeata militar golpista de Bolsonaro com tanques do Exército e da Marinha, como uma ação “ao estilo república das bananas”.

Segundo o jornalista Tom Phillips, autor da reportagem, o desfile “foi amplamente visto como a tentativa desastrada de um presidente sitiado de projetar força”.

Principais trechos da reportagem:

“Os críticos denunciaram a decisão ‘ao estilo da república das bananas’ de Jair Bolsonaro de enviar tanques às ruas da capital do Brasil para um raro desfile militar no que foi amplamente visto como a tentativa desastrada de um presidente sitiado de projetar força.

Bolsonaro, cujos índices de audiência despencaram como resultado de sua resposta caótica à pandemia de Covid, observou da rampa de mármore do lado de fora do palácio presidencial uma carreata de veículos blindados passando na manhã de terça-feira.

“Ridículo. Grotesco. Lamentável. Desnecessário. Coisa da Banana Republic ”, tuitou o jornalista brasiliense Brunno Melo enquanto a procissão avançava sob um céu azul perfeito.

O desfile organizado às pressas – que especialistas disseram não ter precedentes nos anos desde a restauração da democracia em 1985 – foi ordenado por Bolsonaro na sexta-feira passada e aconteceu no mesmo dia em que membros do Congresso deveriam votar em planos altamente polêmicos apoiados por Bolsonaro. mudar o sistema de votação do Brasil. (…)

       

APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:

 
   

PIX para doações: [email protected]

Os comentários estão desativados.