TSE cassa deputado bolsonarista que espalhou fake news sobre urnas
28/10/2021
O primeiro parlamentar a ser cassado por fake news, que espalhou mentiras sobre as urnas eletrônicas, para espalhar clima de tensão a favor de Bolsonaro. Delegado Francischini, ficará inelegível por oito anos.
Pela primeira vez na história, um parlamentar é cassado por espalhar fake news.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para cassar o mandato do deputado estadual Delegado Francischini (PSL-PR).
Ele era acusado de disseminação de notícias falsas acerca de uma suposta fraude nas eletrônicas durante as eleições de 2018.
O relator do processo do deputado no TSE, o Ministro Luis Felipe Salomão, disse em seu voto que o vídeo gravado por Francischini, que teve 6 milhões de visualizações, “levou a erro milhões de eleitores”. “Me chamou a atenção que eram denúncias absolutamente falsas, manipuladoras”.
SIGA NOSSO CANAL NO TELEGRAM:
Isso, poderia inclusive, abrir precedente jurídico contra a família Bolsonaro, que como todos sabem, é líder em fabricação de fake news.
Sendo ele, o primeiro parlamentar á ser cassado por fake news no Brasil. Isso pode levar á outras cassações por fake news, devido á jurisprudência criada com o caso.
AGORA: TSE cassa mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (PSL-PR), por fake news. É a primeira cassação por este motivo e abre precedente para outros casos do tipo. O parlamentar fez uma live no dia da votação alegando fraude nas urnas.
— Renato Souza (@reporterenato) October 28, 2021
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
Ministro de Bolsonaro diz para caminhoneiros procurarem outro emprego