Jornalista denuncia ação de robôs comandada por Carlos Bolsonaro contra Greenwald
O jornalista Ivan Freitas (@Ivan) publicou em seu Twitter vídeo de cerca de um minuto que demonstra a ação de robôs para fazer subir hashtag bolsonarista em referência a uma conta suspeita que trazia denúncias fakes contra Glenn Greenwald.
O jornalista Ivan Freitas (@Ivan) publicou em seu Twitter, neste domingo (16), vídeo de cerca de um minuto que demonstra a ação realizada por robôs para fazer subir a hashtag ShowdoPavão, em referência a uma conta suspeita que trazia denúncias contra o editor fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald. O ataque teria sido orquestrado por Calor Bolsonaro.
Através de uma análise de quantas postagens por segundo eram feitas com o termo que fazia referência à conta Pavão Misterioso, supostamente derrubada pelo Twitter, que trazia uma série de acusações fakes contra Greenwald – falava-se em transações em bitcoins para Jean Willys e para um hacker israelense -, o jornalista evidenciou a atuação de robôs na divulgação da hashtag, que em poucos minutos alcançou a lista dos assuntos mais comentados do Twitter.
Como funciona um ataque maciço de robôs no Twitter em busca do 1º lugar nos TT’s.
Observe por alguns segundos quem alimenta a tag “Show do Pavão” – que veio da conta @oppvaomisterio criada ontem (15) e já deletada. pic.twitter.com/r3nFwGwHmC
— Ivan 🌐 (@ivan) 16 de junho de 2019
Ivan ainda coloca em evidência referências a Carlos Bolsonaro, o responsável pela arquitetura das redes sociais bolsonaristas. O filho do presidente da República parece ter orquestrado a ação dos robôs com o objetivo de atacar o jornalista do The Intercept.
Foram 32 tuites postados em sequência de uma conta (@oppvaomisterio) que foi criada ontem e só utilizada hoje por poucas horas. Conteúdo? Sem pé nem cabeça. Mas, que serviu aos bots p/ subir rapidamente a tag numa média de 11 tuites por segundo. Imagine. https://t.co/LqXLY2eISk
— Ivan 🌐 (@ivan) 16 de junho de 2019
Após a divulgação do vídeo, usuários cobraram do Twitter uma ação mais efetiva contra a atuação de robôs.