em Denúncias

OMS diz que pessoas sem sintomas estão sim transmitindo o vírus

09/06/2020

Ao contrário do que foi dito por Jair Bolsonaro em suas redes sociais, a Organização Mundial da Saúde- OMS negou qualquer recomendação de abertura imediata das economias por conta do coronavírus e afirmou que pessoas sem sintomas estão transmitindo o coronavírus.




A OMS afirmou categoricamente que as pessoas sem sintomas do novo coronavírus, que estejam infectados, estão transmitindo o vírus. Ao contrário do que foi interpretado por Bolsonaro e por outros, com base em um estudo inconclusivo da OMS, sobre assintomáticos não transmitirem o vírus.

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

A organização afirmou que as pessoas assintomáticos transmitem o vírus, no entanto não se sabe a proporção exata de quantos deles tem a capacidade transmitir o vírus. A epidemiologista Maria van Kerkhove afirmou que a transmissão do vírus de pacientes sem sintomas parece ser rara, a declaração dela se baseou em um estudo pequeno e não alterou a recomendação do órgão de saúde de manter o isolamento social.




Bolsonaro como é de costume, distorceu a informação para poder defender a retomada das atividades econômicas.

VÍDEOS RELACIONADOS:

Inscreva-se no Canal:

Por mais uma vez ter contrariado Bolsonaro, o presidente fala em sair da OMS: “O Brasil vai pensar nisso depois que acabar a pandemia, a gente vai pensar seriamente se sai ou não, porque não transmite confiabilidade. Muita gente perdeu a vida porque ficou em casa, muita gente sente dor no peito e não foi para o hospital por medo do vírus e acabou enfartando e morrendo.”

“Temos de ser realistas, nós sabemos que não tem comprovação de nada. Até a hidroxicloroquina não tem comprovação. A OMS voltou atrás, desaconselhou estudos e depois voltou atrás. OMS é uma organização que está titubeando, parece mais um partido político.”, disse Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

A epidemiologista Maria van Kerkhove, em conversa nessa terça-feira (09) em conversa online com jornalistas, após a repercussão da sua fala, explicou que nada muda nos protocolos e recomendações da OMS e explicou que o que não se sabe é quanto dos assintomáticos podem transmitir o vírus.

Segundo ela a maior parte das transmissões vem de pessoas com sintomas, porém que existiriam aqueles que não desenvolvem os sintomas, o que não se sabe no entanto é a porcentagem e tamanho dessa população.  Estudo estariam indicando que essa porcentagem pode variar de 6 a 41%.



A técnica afirmou que sua fala foi mal-interpretada e afirmou que em alguns modelos a transmissão de pessoas assintomáticas estaria em torno de 40%.

Com informações de Jamil Chade no UOL

Quer apoiar nosso site? Faça uma doação pelo Paypal é rápido e seguro





 

 

Os comentários estão desativados.