CPI da Covid-19 pode quebrar sigilo de integrantes do governo Bolsonaro
19/04/2021
Mais um fantasma ronda o governo Bolsonaro e este fantasma é a CPI da Covid-19 que pode avançar sobre o sigilo de integrantes do governo. A comissão será instalada nessa quinta-feira (22), de acordo com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 pretende quebrar o sigilo de algumas autoridades do governo Bolsonaro. A minuta do plano de trabalho da comissão prevê depoimentos de pelo menos 15 membros do Executivo Federal.
No documento, que lista as autoridades e os temas que serão tratados, a possibilidade de quebra de sigilo aparece em todos os tópicos de discussão, indicando que essa hipótese está no radar dos senadores. O plano teria sido elaborado pelo Senador Alessandro Vieira (Cidadania-RS) e precisa antes de tudo ser aprovado por outros integrantes da Comissão para ser instalada.
Pazuello na mira da CPI, leva militares ao centro da crise
LEIA TAMBÉM:
“Se cloroquina funcionasse o mundo todo estaria usando” diz paramédica
VÍDEO: Bolsonaro é criticado por mortes na pandemia no Parlamento Europeu
Os nomes principais que estão no foco da CPI são: Eduardo Pazuello (ex-Ministro da Saúde), Henrique Mandetta (Ex-Ministro da Saúde), Nelson Teich (Ex-Ministro da Saúde), o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga; o ex-chefe da Secom, Fabio Wajngarten; o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o ex-comandante do Exército, Edson Leal Pujol.
Na CPI da Covid, o país precisa saber, por exemplo, por que o governo federal não fez, desde que o vírus foi detectado no Brasil, uma campanha de esclarecimento e de advertência de abrangência nacional. Não é só a área de Saúde que tem de ocupar a cadeira dos depoentes.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) April 19, 2021
A PGR solicitou informações a governadores sobre gastos realizados na pandemia logo após a criação da CPI da Covid, mas segue fazendo vista grossa aos crimes de Bolsonaro vastamente denunciados por nós da oposição. Aras rebaixa PGR a instrumento de guerra política bolsonarista.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 19, 2021
A CPI da Covid no Senado também vai avaliar as ações criminosas das fake news bolsonaristas que tentam descredibilizar as vacinas contra o coronavírus. Primeiro, espalharam mentiras sobre a CoronaVac. Agora, mentem sobre o imunizante AstraZeneca/Oxford.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 18, 2021
“Tem que focar em Saúde, para mim não tem nada a ver chamar Guedes”, disse o senador à jornalista Basília Rodrigues, da CNN.