Datafolha: 49% dos brasileiros se identificam com a esquerda
04/06/2022
A nova pesquisa Datafolha feita entre os dias 25 a 26 de maio, mostra um cenário político interessantíssimo. Com a esquerda e centro-esquerda tendo quase uma hegemonia entre os brasileiros e a direita, voltando aos seu histórico inexpressivo, o que pode diminuir e muito as chances de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados da nova pesquisa Datafolha, o brasileiro está pendendo hoje politicamente mais para a esquerda, com cerca de 17% dos brasileiros se identificando com a esquerda e 32% com a centro-esquerda.
O percentual é o mais alto desde 2013, com os chamados protestos de junho, que abalaram o governo Dilma (PT).
”A pesquisa, feita a partir de respostas dos entrevistados a perguntas sobre temas que separam as duas visões de mundo —como drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade e impostos—, mostra que 34% têm ideias próximas à direita e 17% se localizam ao centro.” mostra a pesquisa Datafolha, na Folha.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Câmara aprova PL de Bolsonaro que permite bancos tomarem casas de famílias endividadas
Auditoria sigilosa do TCU mostra gastos milionários no cartão corporativo de Bolsonaro
Isso pode dificultar e muito uma reeleição de Jair Bolsonaro, que tem rejeição recorde e Lula a frente, além de uma economia cambaleante e um cenário internacional, que não lhe é favorável.
A pesquisa do Datafolha com a conclusão sobre inclinação política, que ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país nos últimos dias 25 e 26, também trouxe o petista com 48% das preferências no primeiro turno, ante 27% do postulante à reeleição.
📊DATAFOLHA: Identificação Ideológica da População. 25 a 26 de maio/22
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) June 4, 2022
🔴Esquerda: 17%
🟡Centro-esquerda: 32%
⚪️Centro: 17%
🟢Centro-direita: 24%
🔵Direita: 9%
A pesquisa foi feita a partir de respostas dos entrevistados a perguntas sobre temas que separam as 2 visões de mundo.
Mesmo setores da centro-direita, ainda podem votar em Lula (PT), fato que ocorreu em 2002, na primeira eleição vitoriosa de Lula.