em Pesquisas

XP cancela divulgação de pesquisa com Lula a frente, por pressão de bolsonaristas

08/06/2022

A divulgação de uma pesquisa da XP, foi cancelada por pressão de bolsonaristas, nessa pesquisa Lula (PT) apareceria bem a frente de Jair Bolsonaro (PL), em um momento delicado para o governo ás vésperas da eleição. Muito provavelmente mostraria, o ex-presidente Lula (PT), vencendo as eleições no 1° turno.

A XP Investimentos cancelou a divulgação de uma pesquisa, encomendado pelo Instituto IPESPE, que mostraria o ex-presidente Lula (PT) bem a frente de Bolsonaro (PL).

Na sondagem divulgada na semana passada, Lula aparecia com 45%, contra 34% do seu adversário. Ministros de Bolsonaro telefonaram para a XP para reclamar dos resultados – que coincidem com os de outros institutos, dentro da margem de erro.

As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, que mostrou as pressões dos Bolsonaristas, para evitar que a pesquisa da XP/IPESPE, viesse a público. Quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores afirmaram considera a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro. 

ARTIGOS RELACIONADOS:

Bolsonaro a aliados: “Ninguém me tira daqui”

Lula e Bolsonaro foto, pesquisa Quaest dá vitória de Lula em 1º turno.

Pesquisa Quaest: Bolsonaro cai, Lula sobe e venceria no 1º turno


A XP transferiu o contrato do Ipespe para uma outra empresa do grupo, menos visada, a Infomoney, que registrou no TSE a pesquisa que seria divulgada nesta semana.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, os ataques a XP aumentaram por parte de bolsonaristas e os mesmos tomaram a decisão de suspender a pesquisa.

Além disso a periodicidade das pesquisas XP , de acordo com a coluna, passará a ser mensal e não mais quinzenal.

XP SE MANIFESTA

Bolsonaro em fundo amarelo e verde, com cara de preocupado Imagem.
Bolsonaristas com receio das pesquisas.

Em nota, a XP negou que “a pesquisa será cancelada e ratifica que contrata diversos tipos de pesquisas de diferentes institutos com o intuito de auxiliar seus clientes a tomarem as melhores de decisões sobre investimentos”.

“A realização das pesquisas terá periodicidade mensal, com número de entrevistas ampliado em relação às realizadas nos levantamentos anteriores, oferecendo dessa maneira uma ferramenta ainda mais ampla para que os investidores compreendam o cenário eleitoral e seus impactos no mercado. As próximas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral já estarão adequadas ao novo formato”, acrescentou.

       

DOE & COLABORE:

Os comentários estão desativados.