Golpismo de Bolsonaro é por medo da cadeia
26/07/2022
O editorial da Folha de São Paulo foi bem preciso em mostrar que o golpismo de Jair Bolsonaro (PL), é por receio da cadeia. Jornal aponta que tudo que Bolsonaro está fazendo nesse momento, visa unicamente se livrar da cadeia e nada mais.
Por que Bolsonaro ataca tanto as urnas e a democracia? A resposta pode ser o que o editorial da Folha de São Paulo mostra, o receio da prisão.
“Menos de uma semana depois de ter conspurcado a imagem do país diante de embaixadores estrangeiros, Jair Bolsonaro retomou o figurino golpista neste domingo (24), durante a convenção do PL que oficializou o presidente como candidato à reeleição. Seu alvo, desta feita, não foram as urnas eletrônicas; em vez de investir contra o equipamento que tem facilitado a lisura das eleições nas últimas décadas, o presidente mirou o STF (Supremo Tribunal Federal), órgão encarregado de salvaguardar a Constituição”, aponta o texto da Folha em editorial.
“O chamado, ao qual não faltaram metáforas marciais, tem o condão de demonstrar força —e é possível que lunáticos e ingênuos o tomem pelo valor de face. Quem observar pouco além da superfície, contudo, já perceberá o quanto há de desespero nessa manobra”, prossegue o editorialista. “Fruto da conjuntura política e do desarranjo republicano provocado por Bolsonaro, a comodidade de não se ver devidamente investigado deve mudar em eventual derrota eleitoral. O presidente sabe que, sem o aparato de blindagem de que hoje dispõe, suas chances de prosperar na Justiça comum tendem a zero”, avança. “Felizmente, como parece demonstrar o exemplo dos EUA na investigação acerca da invasão do Capitólio, há como conter a semente da destruição plantada por populistas e devolver às instituições o vigor necessário para punir aqueles que se voltaram contra elas”, finaliza.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Livro traz relato de caixas de dinheiro vivo envolvendo Bolsonaro
XP/IPESPE: Lula lidera absoluto com 44% dos votos
Como todos já imaginavam, todos ataques de Bolsonaro às urnas, ao processo eleitoral, na realidade escondem um receio da prisão. Por isso Bolsonaro estaria negociando com o centrão uma maneira de se livrar da cadeia, ganhando um cargo de senador vitalício, isso mesmo.
ATENÇÃO: Bolsonaro pode ganhar cargo vitalício para ser blindado e não ser preso depois das eleições. Ideia é criar “uma espécie de cargo de senador vitalício”, assegurando foro privilegiado e imunidade parlamentar para evitar a prisão de Bolsonaro em caso de derrota eleitoral.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) July 26, 2022