Moraes está responsável por caso das joias/Bolsonaro no STF
15/08/2023
O cerco se fecha para Bolsonaro e seu clã e o caso das joias e provável caso de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro será julgado por Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal. O bolsonarismo teme o que pode ocorrer.
A investigação sobre as joias sauditas recebidas ilegalmente pelo governo de Jair Bolsonaro foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) depois que a Justiça Federal em Guarulhos acatou o pedido do MPF. O caso ficará a cargo do ministro Alexandre de Moraes.
A informação foi confirmada pelo Ministério Público Federal (MPF), bolsonaristas temem agora o desdobramento dessas investigações.
Parte dos inquéritos estava sendo conduzida em Guarulhos desde que algumas das joias foram apreendidas no aeroporto de lá em outubro de 2021, quando uma comissão do então Ministério de Minas e Energia liderada por Bento Albuquerque tentou entrar no Brasil sem passar pela Receita Federal, o que provocou suspeitas imediatas.
As joias foram retidas pelo FISCO, que na época afirmou que não foram cumpridos requisitos para que as joias fossem encaminhadas como parte do acervo presidencial. Bolsonaro e sua equipe tentou reaver as joias em diversos episódios, contudo as tentativas não tiveram sucesso.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Sargento que assessorou Bolsonaro movimentou R$ 3,3 milhões em um ano, aponta Coaf
E-mails de Mauro Cid têm informações comprometedoras da campanha de Bolsonaro em 2022
Uma operação da Polícia Federal foi lançada contra aliados do ex-presidente que tentavam vender alguns desses mesmos itens no exterior, na último sexta-feira (11). As ordens foram cumpridas em Brasília, São Paulo e Niterói (RJ), com aval do ministro Alexandre de Moraes.
Os alvos da operação o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid; o pai dele, Mauro Cesar Lorena Cid; o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Osmar Crivelatti; o advogado Frederick Wassef, que já defendeu Bolsonaro e familiares.
Nas redes sociais explodem reações com a escolha de Moraes, como quem vai julgar o caso.
Veja algumas:
🚨URGENTE: O Ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi sorteado como o relator do caso das joias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) August 15, 2023
🗞️@GloboNews pic.twitter.com/qLtbh2YEcT
🚨🚨🚨 Mas o Ministro Alexandre de Moraes foi então sorteado para ser o responsável pelas investigações da QUADRILHA DO BOLSONARO no caso das joias?
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) August 15, 2023
Sorte do Brasil pic.twitter.com/TinRhg8hrS
RAPAZ! Ministro Alexandre de Moraes foi sorteado como relator do caso das joias envolvendo o Bolsonaro Ladrão. pic.twitter.com/RPH9kBdW8a
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) August 15, 2023
🚨URGENTE!!! MPF mandou investigação do caso das joias direto pro STF e O Meu Amigo Ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi sorteado como o relator do caso das joias do mentiroso burro do Bolsonaro no STF!
— João Pedro de Oliveira MERCES (@JoaoEnsina) August 15, 2023
🗞️ @GloboNews #BolsonaroNaCadeia
Me sigam https://t.co/4EfOuKcKI9 pic.twitter.com/ouwXd9isJ5