Governo Lula também vai taxar lucros e dividendos
29/08/2023
O governo Lula vai taxar dividendos e lucros, logo após editar medida provisória que taxa os super ricos brasileiros e seus investimentos em offshores, paraísos fiscais.
Os ricos no Brasil a tempos pagavam menos impostos que a classe média e pobres, contudo, o governo Lula está lançando mão de medidas para corrigir essas injustiças tributárias. Nessa segunda-feira (28), o governo editou medida provisória para taxar o fundo dos super ricos e também para taxar fundo de offshores e paraísos fiscais.
A nova etapa da reforma tributária ,tem projeto do governo para taxar lucros e dividendos e será a próxima fase da reforma tributária. Bernard Appy, secretário da Reforma Tributária, previu que este imposto será cobrado até ao final do ano.
Dito de outra forma: o Brasil optou por impor impostos à empresa, mas isenções fiscais sobre os dividendos pagos aos acionistas. Na maioria dos países do mundo, o investidor paga imposto sobre os rendimentos distribuídos. Mas no Brasil isso não acontece, isso mudará com a nova proposta do governo.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Mauro Cid deve delatar. Defesa confirma colaboração com PF
Empresa de Jair Renan faturou R$ 4,5 milhões em contratos em apenas um ano
O governo deverá diminuir impostos sobre a Pessoa Jurídica (PJ) e deverá ir para cima de lucros e dividendos.
A proposta deverá ainda ser votada no Congresso, onde acionistas exercem pressão absurda sobre parlamentares, por isso é necessária mobilização para o projeto ser aprovado.
E lembrando que o que o governo quer taxar dos super ricos ainda é ínfimo comparado aos até 27,5% de Imposto de Renda que o assalariado paga mensalmente.
— Luiz Yassuda 🍶 (@luizyassuda) August 29, 2023
Super rico inclusive não paga Imposto de Renda. Lucros e dividendos também estão livres de impostos no país.