em Denúncias

Pastor que coordenou fórum contra pedofilia vira réu por estupro de vulnerável

20/09/2023

Mais um que pregava moralidade e acaba acusado do que acusa os outros. O Pastor Moisés Barbosa Ferreira Costa também era professor da rede municipal de BH. Ele está preso desde junho.

O pastor Moisés Barbosa Ferreira Costa, de 34 anos, suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes em Belo Horizonte, foi considerado réu de estupro de vulnerável depois que o juiz criminal da 4ª Vara, Milton Livio Lemos Salles, aceitou a acusação do governo contra o religioso, por denúncia do Ministério Público.

Pregador na Igreja Batista Unidade e Fé, no Bairro Sagrada Família, Região Leste de BH, ele foi preso em casa pela Polícia Civil, em 21 de junho, no Bairro Horto Florestal, situado na mesma região da capital, e está à disposição do Poder Judiciário desde então. Todas as vítimas são do sexo masculino.

Ele também foi mediador e palestrante em eventos realizados de 2016 em diante por órgãos como a Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara Municipal, Assembleia e Governo de Minas.

Além de pastor, era também é instrutor de circo e cometia os abusos há pelo menos 10 anos. De acordo com o inquérito ele ganhava a confiança das vítimas e das famílias dos menores, para depois abusar sexualmente dos mesmos.

O juiz diz que a decretação da custódia cautelar é medida necessária à “preservação da ordem pública, vez que existem indícios de que o acusado, supostamente envolvido na prática dos crimes em tela, é pessoa perigosa, em razão da gravidade dos delitos praticados por ele”.

“Ainda, destaca-se que o acusado conquistou a confiança das vítimas e de seus familiares, razão pela qual demorou tanto tempo para suas ações se tornarem públicas”, completa o magistrado, acrescentando que Moisés Barbosa é uma “pessoa astuta e perigosa”. “Disso também decorre a convicção de que o acusado possivelmente intentará contra a integridade física de outras vítimas”, finaliza.

Ele chegou para participar de uma mesa redonda em Itabira, região central de Minas, junto a membros do Poder Judiciário e das Polícias Civil e Militar. Ele foi apresentado em cada um desses eventos como diretor do Fórum de Prevenção da Violência Sexual e coordenador de um projeto circular na capital mineira.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.