PGR pede prisão de Bolsonaro ele pode pegar até 43 anos de cadeia

15/07/2025
A Procuradoria Geral da República (PGR) não se importando com as ameaças e tentativas de interferência de Trump no Brasil, para salvar Bolsonaro, pede prisão de Jair Bolsonaro e 43 anos de cadeia por ser o líder da organização criminosa que quis dar um golpe no Brasil.
Não adiantou Donald Trump ameaçar nosso país com taxas para salvar o “parceiro” golpista, Jair Bolsonaro, a Procuradoria Geral da República (PGR) em manifestação enviada ao STF, pede cadeia para Bolsonaro e ainda que os outros 7 réus do chamado “núcleo crucial” da trama golpista sejam condenados.
O documento foi entregue ao Ministro Alexandre de Moraes, nessa segunda-feira (14) e a PGR pediu a condenação de Jair Bolsonaro por crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
A pena total de Jair Bolsonaro por todos esses crimes será de 43 anos de cadeia.
Para Paulo Gonet, Bolsonaro foi o líder da organização criminosa que tentou assassinar Moraes, Lula, Alckmin e que tentou um golpe de estado no Brasil com ajuda de alguns setores militares.
“A cooperação entre si dos denunciados para esse objetivo derradeiro, sob a coordenação, inspiração e determinação derradeira do ex-presidente da República denunciado, torna nítida a organização criminosa, no seu significado penal”, afirma o chefe do Ministério Público Federal.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Bolsonaristas comemoraram tarifa de 50% de Trump contra Brasil. Veja quem são:
Eduardo Bolsonaro diz para empresários investirem nos EUA e não no Brasil
“Ainda que nem todos tenham atuado ativamente em todos os acontecimentos relevantes na sequência de quadros em que se desdobraram as ações contra as instituições democráticas, todos os denunciados colaboraram, na parte em que lhes coube em cada etapa do processo de golpe, para que o conjunto de acontecimentos que compõem os crimes denunciados ganhasse realidade, entrosando-se numa concordância de sentido e finalidade”, diz Gonet no parecer enviado ao Supremo.
NEM TRUMP AMEAÇANDO PAROU A JUSTIÇA BRASILEIRA

Nem com Trump ameaçando o Brasil com taxas, tentando interferir em nossa soberania e em assuntos internos, a Justiça Brasileira, o STF e a PGR pararam.
Bolsonaro em vez de apelar para Tribunais internacionais, ONU, resolveu correr para o colo de Trump para se salvar da cadeia, mesmo que isso custe caro aos brasileiros, ás nossas empresas e empregos.
O Brasil não irá se curvar ás chantagens de um presidente estrangeiro que tenta salvar seu ”parceiro”, ameaçando nosso país, nossos empregos e nossas empresas. Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro articulam interferência estrangeira contra o estado brasileiro.
ENTENDA OS CRIMES DE BOLSONARO E O TEMPO DE CADEIA

Os crimes imputados a Bolsonaro somam o total de 43 anos de cadeia.
A Procuradoria-Geral da República acusa Jair Bolsonaro de cinco crimes diferentes, todos ligados à tentativa de golpe , desestabilização do regime democrático e utilização da máquina pública para fins autoritários e perpetuação no poder. Se condenado em todos os casos, o ex-presidente pode ser sentenciado a 43 anos de prisão.
Veja os crimes que Bolsonaro cometeu, a legislação que o enquadra e suas penas máximas.
Organização criminosa armada (art. 2º, §4º, II da Lei 12.850/2013)– 3 a 8 anos de prisão, podendo chegar a 17 anos com agravantes.
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal):– 4 a 8 anos de prisão.
Tentativa de golpe de Estado (art. 359-M do Código Penal): 4 a 12 anos de prisão.
Deterioração de patrimônio tombado (art. 62 da Lei 9.605/1998): 1 a 3 anos de prisão.
SIGA NOSSAS REDES:Receba as notícias mais importantes diretamente no Telegram!
Junte-se ao nosso canal Falando Verdades e receba atualizações exclusivas antes de todo mundo.