As mensagens que mostram o QG da Propina de Crivella-Universal
De acordo com mensagens obtidas pelo Fantástico, as conversas levaram o Ministério Público a acusar o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella de liderar um suposto “QG da Propina”. Além disso, o Ministério Público vê movimentação suspeita de R$ 5,9 bilhões da Igreja Universal.
O Ministério Público acessou 10 mil mensagens trocadas entre Crivella e um grupo, que supostamente, seria uma central de operações de propina. De acordo com a acusação, havia extorsão a empresários, com ordens e até ameaças.
Além disso, o Ministério Público acredita que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) faz parte do esquema e identificou cerca de R$ 5,9 bilhões movimentados de maneira suspeita em apenas um ano.
De acordo com a delação, o esquema teria começado desde o período eleitoral, em 2016. O Fantástico mostra os depoimentos e conversas inéditas. Confira a reportagem completa no vídeo mais abaixo.
De acordo com a acusação, a peça central do esquema é o empresário Rafael Alves, que Crivella teria ligado no momento, que o empresário era alvo de operação da Polícia.
Quando em março, o MP realizou a operação do esquema de desvios na prefeitura, o celular de Rafael Alves tocou e o delegado atendeu.
Do outro lado da linha estava Marcelo Crivella:
“Alô, bom dia, Rafael. Está tendo uma busca e apreensão na Riotur? Você está sabendo?”
E o delegado responde:
“Sim, estou ciente. É uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro”.
O delegado disse que ao perceber que não era Rafael Alves, o prefeito encerrou a chamada imediatamente.
CONFIRA A REPORTAGEM do FANTÁSTICO:
Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram
Siga nosso Twitter: