em Denúncias

Bolsonaro cria 516 cargos de confiança na Polícia Federal

Bolsonaro criou 516 cargos de confiança na Polícia Federal, ou seja cargos por indicação. Através de uma medida provisória, Bolsonaro  cria os famosos cargos comissionados, ou melhor, os cargos de indicação.  A medida foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 3 de janeiro, última sexta-feira.




O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) editou uma medida provisória (MP 918/20) que irá criar mais de 500 cargos comissionados na Polícia Federal. A publicação da MP 918/20 foi publicada no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (3).

As informações são da jornalista Lorena Pacheco, no Correio Braziliense.




Os cargos serão Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE). Ou seja o executivo irá indicar pessoas de confiança para cargos na Polícia Federal, independência cadê?

A medida também teria sido assinada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro e pelo secretário-executivo do ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

“Ficam criadas, no âmbito do Poder Executivo federal, as seguintes FCPE e FG, destinadas à Polícia Federal: I – uma FCPE-6; II – sete FCPE-5;III – trinta e cinco FCPE-4;IV – duas FCPE-1;V – seis FG-1;VI – duzentas e vinte e uma FG-2; e VII – duzentas e quarenta e quatro FG-3”, diz um trecho do documento.

LEIA TAMBÉM:

Em agosto do ano passado, Bolsonaro indicou que pooderia trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Marcelo Aleixo. “Se eu trocar [Valeixo] hoje, qual é o problema? Está na lei que eu que indico e não o Sergio Moro. E ponto final” dizia Bolsonaro a época.

Segundo a reportagem há também uma distinção entre cargos de confiança e cargos comissionados. “O primeiro, é atribuído a um servidor efetivo, que já pertence aos quadros da Administração. Já o cargo em comissão, ocupa um espaço na sua estrutura, uma vez que se nomeia uma pessoa qualquer para exercê-lo nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.” diz a reportagem.

Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | VK | Instagram

 

 

Os comentários estão desativados.